Redação Enem 2015: Dicas para o Dia do Exame

No próximo domingo, dia 25 de outubro, será aplicada a prova de redação do Enem 2015 e por isso, no texto de hoje, listaremos algumas dicas específicas para o dia do exame.

  • Controlem o tempo adequadamente, pois além da proposta de redação há questões objetivas que precisam ser respondidas e respostas que devem ser passadas para o gabarito.
    1. Organizem o tempo a fim de escrever o rascunho do texto e de passá-lo a limpo na folha oficial de prova.

  • Mantenham a calma e controlem, além do tempo, a ansiedade. O nervosismo apenas atrapalha.
  • O título na dissertação-argumentativa, para o Enem, é opcional. Assim, caso vocês estejam sem ideias ou tempo hábil para intitular a redação, não se preocupem.
  • A redação deve estar escrita, na folha oficial de prova, à caneta. Os corretores não corrigem textos escritos a lápis e estes são, portanto, anulados.
  • Não ultrapassem o limite de linhas da folha oficial de prova, pois os corretores não corrigem o que estiver escrito fora do espaço delimitado. Por isso, já no rascunho, preocupem-se com o tamanho do texto e o organizem tendo esse limite em mente.
  • Escrevam com letra legível; não importa se é letra cursiva ou não.
  • Mantenham a folha oficial de prova limpa e evitem, ao máximo, rasurar o texto.
  • Obedeçam as margens e as linhas da folha oficial de redação; além de manter o texto organizado, há um aproveitamento melhor do espaço.
  • Não assinem a redação.
  • Não fiquem tão ansiosos em relação ao tema; ele não deve ser tão temido, pois a coletânea de textos motivadores apresenta o tema ao candidato. Por esse motivo, a leiam com muito cuidado e atenção, grifando definições, exemplos e demais partes que vocês considerem importantes.
  • Não copiem, nem parcial nem integralmente, trechos da coletânea de textos motivadores, pois linhas com cópias serão desconsideradas no momento da correção. Sejam autores críticos e autônomos.
  • Elaborem, de maneira prática e detalhada, a proposta de intervenção social, relacionando-a ao tema e à discussão desenvolvida no texto.
  • Não percam tempo escrevendo recados para os corretores. Isso é ter parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que anula a redação.

Desejamos a todos os leitores do Portal infoEnem boa sorte e sucesso no Enem 2015! Na próxima semana, dia 29 de outubro, não percam a coluna de redação que abordará o tema da prova de produção textual do exame.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 **Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.