Redação do Enem: A Importância do Planejamento

Final e início de ano são épocas de resolução para o ano que se inicia e com 2015 não poderia ser diferente. Para quem irá prestar o Enem 2015 ou outros vestibulares, este é o momento ideal para organizar um planejamento de estudos até a data do exame, incluindo a preparação e chegando à revisão dos conteúdos.

Para aqueles candidatos que podem pagar por um cursinho, este é o momento de escolher a instituição; já que para aqueles que estudarão em casa, é hora de sentar e de se planejar.

Estudar em casa não é uma tarefa nada fácil, pois exige uma disciplina rígida e um comprometimento sólido e sabemos que isso é complicado quando a rotina é dividida entre trabalho e estudos.

Por isso, autocontrole é fundamental e, para obtê-lo, manter um dia a dia organizado é essencial e estudar sempre nos mesmos horários e no mesmo cômodo de casa ajuda nesta organização e na ambientação do corpo. Falando no corpo, este precisa de boas noites de sono para descansar e, portanto, ir dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive aos fins de semana, é muito importante.

O ambiente de estudo precisa ser bem ventilado e iluminado para espantar a sonolência, mas não em excesso para não causar insônia; o silêncio é fundamental para a concentração ser constante.

Porém, o estudo não deve ser uma tarefa que deve ser feita sem interrupções; pausas de dez minutos auxiliam o descanso do cérebro e do restante do corpo. Pode-se aproveitá-las para fazer um lanche, ir ao banheiro ou simplesmente se distrair.

Em relação a quantidade, o estabelecimento é metas (quantos capítulos deverão ser lidos por dia, quantos exercícios deverão ser feitos por dia, quantas redações deverão ser escritas por semana etc) estimula a motivação e facilita o planejamento.

Especificamente sobre a escrita das redações, uma dica é, no rascunho, após ler a proposta, escrever com o fluxo da consciência. Segundo matéria da revista Superinteressante, após a leitura da proposta de redação, escrever por alguns minutos o que vier à cabeça sem preocupações com pontuação, por exemplo, serve de resumo e de rascunho. Porém, no momento de passar a limpo, as preocupações com pontuação, acentuação, concordância, flexão de verbos, ortografia etc devem ser mantidas.

O ideal, em termos de redação, é escrever, ao menos, uma por semana e fazer propostas de vestibulares passados e dos Enems anteriores ajuda o candidato a entender o perfil e o estilo de cada prova e, neste aspecto, a internet disponibiliza os cadernos de questões, as propostas de redação e os gabaritos.

Por fim, desejamos que 2015 seja um ano repleto de realizações e sucesso a todos!

Bons estudos!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.