No tema da segunda aplicação do Enem em 2013, podemos dizer que havia certa semelhança com o do ano anterior. Se em 2012 a união de um grupo de pessoas em busca de um bem comum foi tratada na proposta, no ano em questão, as cooperativas foram escolhidas e não deixam de ser também uma união de pessoas que se organizam para trabalharem e se apoiarem mutuamente.
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/redacao-para-o-enem-e-vestibular/conheca-as-provas-secretas-de-redacao-do-enem/
O primeiro texto motivador citava o importante reconhecimento das cooperativas pela Organização das Nações Unidas, a ONU, através da proclamação de 2012 como sendo o Ano Internacional das Cooperativas. Em sequência, houve uma exemplificação no segundo texto motivador de como estas cooperativas funcionam e como podem ser úteis à sociedade e aos seus membros, com o depoimento de um dos trabalhadores deste tipo de iniciativa. Por fim, no terceiro texto motivador, um cartaz convida todos os cidadãos a colaborarem com o tipo de cooperativa citada no testemunho anterior.
Os conteúdos externos a serem utilizados podem ser bastante simples de serem reunidos desta vez. Uma simples definição do termo “cooperativa” vinda de uma fonte confiável já demonstra certo conhecimento de mundo e do tópico em pauta. Além disso, trazer exemplos de cooperativas conhecidas nacional ou até mesmo localmente, mencionando a área de atuação e os benefícios da organização para a sociedade civil, pode enriquecer e embasar com eficiência a produção.
Reunido, analisado e organizado o material informativo necessário, é hora de construir a argumentação. A frase temática é “Cooperativismo como alternativa social”, portanto, é preciso manter-se nesta linha. Ou seja, os argumentos devem dar suporte à ideia de que as cooperativas oferecem benefícios à organização tanto de quem trabalha com elas quanto às pessoas que usufruem de seus serviços. Para isso, como citado anteriormente, definir o termo, trazer exemplos reais de cooperativas e do funcionamento de suas ações no dia a dia podem preparar o terreno para afirmar que tais iniciativas são boas alternativas de modelos de negócios. Compará-las a outros destes modelos também pode se provar útil para estabelecer as vantagens da cooperativas para todos os envolvidos (funcionários e clientes).
Por fim, chegamos à proposta de intervenção, que pode trazer certas dúvidas para ser construída dessa vez. Se as cooperativas são algo benéfico para a sociedade, então não há exatamente um problema e, consequentemente, fica difícil sugerir uma solução, certo? Não exatamente. Há sempre a possibilidade de mencionar o incentivo a algo benéfico. Aliás, essa é uma ótima estratégia para os temas que trazem justamente assuntos que já são soluções por si mesmos e não necessariamente problemas a serem resolvidos. Aqui, por exemplo, leis de incentivo e o ensino (ao levar os alunos para visitarem tais iniciativas) podem ser boas frentes de proposta. Só deve-se lembrar sempre de detalhá-las bem, citando quem será responsável pela ação, qual será a ação (com todos os seus pormenores), por quais meios ela será alcançada e quais os efeitos esperados através da solução sugerida, encerrando com chave de ouro a redação!
O que acharam do tema desta semana? Viram semelhanças com o de 2012? Parece mais fácil ou mais difícil que o do ano anterior? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!
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As Competências Avaliadas na Redação do Enem
As Competências Avaliadas na Redação do Enem
A banca elaboradora do Enem concebe todas as questões, de todas as disciplinas e a proposta de redação baseada na Matriz de Competência do Enem, a qual é divulgada pelo Inep em seu site e é organizada em eixos e competências que têm como objetivo nortear a avaliação. Este documento é o alicerce das competências avaliadas na redação do exame, das quais falaremos logo a seguir.
I) Dominar Linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
II) Compreender Fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III) Enfrentar Situações-Problemas: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações – problemas.
IV) Construir Argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V) Elaborar Propostas: recorre aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.