Redação no Enem: Conhecimentos Sobre o Exame

Pesquisas acadêmicas na área de avaliação comprovam que, infelizmente, professores e alunos não leem os manuais dos candidatos dos exames e vestibulares e, por isso, desconhecem o critério da prova. O pouco conhecimento acerca dessas avaliações faz com que muitos mitos sejam construídos em torno delas, principalmente se há uma proposta de redação e as consequências disso são proibições equivocadas, formuladas por alguns docentes, como, por exemplo, proibir o uso do gerúndio e de certas conjunções importantes como o “pois”.

Obviamente que os manuais dos candidatos poderiam ser escritos de uma maneira mais clara e acessível, já que seu público alvo é, justamente, o candidato que irá fazer determinado vestibular que, por sua vez, não é especialista em nenhuma disciplina, mas aí entra o professor, o especialista em determinada área, que deveria ler o manual e explicá-lo para o seu aluno a fim de ajudá-lo a compreender que concepções estão ali apresentadas.

No caso da proposta de redação e de provas de Português, os manuais trazem os conceitos de língua e linguagem que fundamentam o exame ou o vestibular e isso é muito importante, já que conhecer o critério da avaliação é fundamental, já que sabemos que cada prova possui um perfil de questões e de propostas de produção escrita.

No caso do Enem, infelizmente, o último guia de redação publicado é o do ano de 2013 e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deveria publicar, a cada ano, um novo guia comentando o Enem passado, a correção e trazendo exemplos de redações acima da média, abaixo da média e anuladas para que os candidatos tenham ideia do que lhes espera. Mesmo não estando atualizado, recomendamos fortemente a leitura do Guia de Redação do Enem 2013, pois neste documento estão explicitados os critérios de correção e as competências avaliadas na proposta de redação do Enem.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 **Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.

Manual do SISU e PROUNI

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Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.