Redação no ENEM: Dúvidas Respondidas

Olá, pessoal!

Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!

Hoje, sanaremos mais dúvidas enviadas por vocês. Obrigada pelas mensagens e continuem comunicando-se conosco, pois esta interação tem rendido ótimos resultados!

Porém, antes de iniciar as respostas, gostaríamos de pedir para que vocês sejam mais claros, objetivos e detalhistas nas mensagens e dúvidas enviadas para nós, pois há e-mails muitos vagos, como por exemplo, “Tenho muitas dúvidas sobre sujeito” e, deste modo, não tem como responder, já que nos perguntamos “Quais dúvidas, especificamente?”. Assim, por favor, sejam mais específicos para que possamos responder da melhor maneira possível as dúvidas de vocês.

A primeira dúvida que responderemos é a da Camille Fejoli, que diz respeito ao título na redação no ENEM; ela pergunta se deve intitular o texto ou não. Camille, no dia 05/12/2013, dedicamos uma publicação inteira a esta questão, na qual discutimos o emprego do título, já que o ENEM o coloca, em seu último Guia do Participante publicado, como algo opcional. Acesse esta publicação no InfoEnem e você obterá todas as suas respostas.

A segunda dúvida é a da Maira Carvalho, a qual nos relatou que, no ENEM 2013, cujo tema da redação foi os efeitos da implementação da Lei Seca no Brasil, não sabia bem o que escrever, pois não concordou com a coletânea de textos motivadores, já que pensa que a referida lei não funciona. Maira, neste caso, você poderia ter como tese justamente a sua opinião – a de que a Lei Seca não funciona – embasada em argumentos concretos; o infográfico inserido na coletânea de textos motivadores, inclusive, mostrou algumas estatísticas que poderiam ser questionadas. Não há problema algum em criticar o tema da proposta de redação, desde que isso seja algo bem construído. Na publicação sobre a redação do ENEM 2013, abordamos esta questão; procure este texto e o leia para refletir melhor!

A terceira dúvida que responderemos é a da Gladys Schluter que nos pergunta quais são os critérios de avaliação do ENEM 2014. Gladys, normalmente, em meados de setembro, o Ministério da Educação publica na sua página na internet o Guia do Participante: A Redação do ENEM, o qual contém as cinco competências avaliadas na correção das redações explicadas e esmiuçadas, inclusive, com os níveis de pontuação utilizados pela banca corretora. Até o presente momento, temos como critérios de avaliação o que foi publicado em 2013, ou seja, o último Guia do Participante lançado, que pode ser acessado por meio da página http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem.

Quando o Guia do Participante 2014 for lançado, escrevemos um texto sobre o novo documento e, caso haja modificações e/ou novidades, comentaremos no InfoEnem, mas, por enquanto, o que está em voga é o documento do ano passado.

Apenas é bom salientar que o que é publicado pelos responsáveis pelo ENEM é esmiuçado e mais detalhado, somente, para os candidatos a corretores e, posteriormente, para os corretores contratados, já que nenhum exame abre completamente sua grade de correção por motivos óbvios.

Na próxima semana, responderemos as mensagens com dúvidas e angústias a respeito da ansiedade no momento da prova, sobre como interpretar, de forma proficiente, a coletânea de textos motivadores e, ainda, como desenvolver a escrita de uma redação no sentido de “pegar embalo”.

Até mais!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em grandes universidades públicas. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.