Redação no Enem: Entrar ou Não em Férias?

O Enem 2015 foi realizado no mês de outubro e muitos candidatos, nesse momento, se perguntam o que devem fazer e como devem proceder no período que antecede a publicação do resultado do exame e a seleção pelo Sisu e pelo Prouni. Alguns ainda prestarão os vestibulares das universidades públicas estaduais, outros prestarão os vestibulares das faculdades particulares, mas uma parcela considerável prestou apenas o Enem e está no aguardo das notas das questões objetivas e da proposta de redação.

Os candidatos que prestarão os vestibulares de fim de ano devem manter o ritmo de estudo, já que no final deste ano as primeiras fases estão sendo aplicadas e as segundas fases serão realizadas em janeiro de 2016; para este grupo, é o momento de rever os conteúdos com os quais há maior dificuldade e de estudar mais os detalhes de cada vestibular, já que cada um seleciona um perfil diferente de aluno.

Já os candidatos que prestaram apenas o Enem e estão aguardando os resultados podem, para aproveitar esse período e não deixar de estudar, fazer esses vestibulares do final de 2015 e do início de 2016 em casa, já que eles e seus respectivos gabaritos são amplamente divulgados. As provas de redação das universidades públicas estaduais paulistas, por exemplo, ocorrem nas segundas fases; a FUVEST e a VUNESP exigem, assim como o Enem, a escrita de uma dissertação-argumentativa e devem ser estudadas a fim de complementar o estudo sobre produção escrita.

Além disso, os candidatos também não devem se desligar totalmente do mundo nesse período; obviamente que se desconectar um pouco até faz bem, principalmente na ocasião de uma viagem de férias, mas todos devem estar alertas aos acontecimentos nacionais e mundiais que, infelizmente, não são boas notícias. É importante ressaltar que a prova de redação do Enem 2016 deverá estar pronta até a metade do próximo ano e, assim, devemos ficar atentos desde já para os possíveis temas.

Até a próxima!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 **Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.