Olá, leitores!
Hoje, responderemos mais algumas dúvidas enviadas para nós.
A primeira é da leitora Clarice Andrade que pergunta se é permitido usar perguntas em uma dissertação-argumentativa. Clarice, respondemos esta mesma dúvida em um texto publicado no dia 06/02/2014; procure-o em nosso site e caso reste, ainda, alguma questão acerca disso a ser respondida, nos enviei uma nova mensagem.
O leitor Darlyson Malik nos perguntou, em seu e-mail, o que deve fazer para se sair bem na redação do ENEM e o leitor Ediumar Mesquita pergunta o que mais conta na prova de produção escrita do exame e seus principais pontos. Estas respostas são longas e complexas, impossíveis de serem dadas em apenas um texto. Como qualquer prova de redação é, antes de mais nada, uma prova de leitura e escrita, ambos os processos devem ser aprendido, apreendidos e assimilados desde o início da vida escolar, já que são complexos. Não podemos substituir a escola nesta questão.
Sugerimos que a parte de “redação” do InfoEnem seja explorada o máximo possível. Por meio do link https://www.infoenem.com.br/category/redacao/, é possível acessar todas as publicações, desde o início de 2013, acerca da redação do ENEM. Há várias sequências, inclusive, sobre dissertação-argumentativa, temas, propostas de redação do ENEM já aplicadas nos exames anteriores e dúvidas respondidas. Em cada um desses textos, abordamos diferentes questões detalhadamente.
O mesmo vale para a leitora Juliane Aparecida de Paula, que perguntou como deve ser a estrutura da redação no ENEM. Juliane, em nossos textos sobre dissertação-argumentativa, orientamos sobre a estrutura tradicional e respectivas nuances, além de outras questões.
Gostaríamos de agradecer a todos que nos mandam mensagens com dúvidas e pedidos e pedir para que continuem e, do mesmo modo, queremos agradecer aos leitores que nos mandam depoimentos contando como o nosso trabalhou ajudou ou está ajudando na busca pelos objetivos, por uma boa nota no ENEM. É muito bom saber que estamos auxiliando, mesmo que de longe e do modo possível, pessoas das mais diversas regiões do país.
Até a próxima semana!
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em grandes universidades públicas. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!
1 comment
Bom dia! Eu posso usar, alternadamente, as duas formas de ortografia na redação do ENEM?