Redação no Enem – O Gênero Resumo

Hoje o assunto da coluna é bastante popular, tanto para quem está pretendendo prestar vestibulares (novamente a Unicamp aparece como possibilidade de aparição desse gênero, dentre as várias alternativas da prova de redação) quanto para quem ainda está no ensino fundamental e médio. O resumo é bastante útil nos estudos de forma geral e acaba sendo determinante caso apareça nas provas seletivas.

Definição

Resumir é basicamente condensar as ideias de um texto em outro com menos palavras e menor extensão. Por isso, bater o olho e conferir se a produção ficou com no máximo 2/3 (ou menos) da produção original é um sinal de que o resumo pode ter sido bem feito. “Pode” porque há cuidados a serem tomados além de simplesmente fazer o texto ficar menor. Vamos a eles:

  • Não vale de jeito nenhum copiar frases exatas do autor. Se for assim, o texto se transforma em um fichamento (daqui a pouco falaremos mais sobre isso) de citações, não em um resumo. Transfira sempre o que compreendeu do texto com suas palavras para o resumo;
  • Da mesma forma, não vale inserir opiniões pessoais. Concentre-se em resumir as ideias do autor, sem interferir;
  • Como trata-se de uma menção às ideias de outra pessoa, o discurso será majoritariamente construído de forma indireta.

Nos estudos

Estando já no ensino superior ou até mesmo no fundamental ou médio, o resumo pode ser uma ferramenta bastante útil nos estudos. Ao invés de precisar reler um texto inteiro novamente, ele traz os pontos principais e “economiza” a retomada a um conteúdo, seja ele um capítulo ou até mesmo um livro inteiro estudado em aula. Além disso, a própria produção do resumo ao passar para o papel as ideias do texto do modo como as compreendeu é mais uma forma de internalizar o tópico.

O fichamento é uma forma ainda mais organizada de produzir seus resumos! Nele, produzem-se fichas (daí o nome) que incluem a referência completa da obra e os pontos principais tratados em um resumo bastante rápido. Normalmente o fichamento apenas lembra o leitor do que está contido naquela obra para que ele retome diretamente o que está desejando rever, sem passar por outros textos que não tratam do que ele está procurando até chegar naquele, mas nada impede que um resumo um pouco mais extenso e elaborado seja feito.

No vestibular, a exigência do resumo já é para conferir se você sabe produzi-lo de forma satisfatória (algo que pode te ajudar muito na vida acadêmica, então soa bastante sensato exigir do candidato que ele consiga fazer resumos, não?), não mais como tentativa e erro, portanto vamos a algumas dicas de como o resumo pode ser produzido.

Sugestões para a produção de um resumo

  1. Uma leitura atenta é bastante necessária, já que você transmitirá o que entendeu dali para o papel, então se concentre na primeira leitura;
  2. Na segunda, já dá para ir anotando ao longo da leitura do texto as ideias e elementos principais, sem muita necessidade de organização;
  3. Conforme for resumindo, confira com o texto original, para certificar-se de que está seguindo as ideias do autor corretamente. Fazer isso a cada parágrafo ou a cada tópico tratado (é interessante desenvolver sua técnica e ver qual alternativa funciona melhor para você) pode ser uma forma de não se perder e conferir com cuidado.
  4. Após terminar, cheque o tamanho do texto e avalie se ele realmente está menor (pode até ser uma conferência por número de palavras).

O que achou do tema dessa semana? Já produziu muitos resumos nessa vida? Conte pra gente suas experiências e não se esqueça de deixar nos comentários os tópicos que gostaria de ver tratados aqui! Até a semana que vem!


*Vanessa Christine Ramos Reck é graduada em Letras na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fluente em mais três idiomas: Inglês, Espanhol e Francês. Além disso, é corretora do Curso Online do infoEnem. Seus artigos serão publicados todas as quintas, não perca.

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