Este ano, voltaremos às raízes desta coluna sobre a redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e teremos textos que são verdadeiras aulas de produção textual. Por isso, para começar, definimos e explicamos o que é uma dissertação-argumentativa, o gênero exigido no Enem e na maioria dos vestibulares brasileiros. Vamos lá?!
A dissertação-argumentativa é um gênero opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta.
É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese (uma opinião) e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la. Uma dissertação difere de uma dissertação-argumentativa por não precisar demonstrar a verdade de uma ideia ou tese, mas apenas de expô-la.
O objetivo da dissertação-argumentativa é, em última análise, convencer leitor mediante a apresentação de razões, em face da evidência de provas e à luz de um raciocínio coerente.
O texto atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação:
- Apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo;
- Utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados, sendo isso o exigido na quinta competência da grade de correção do Enem, isto é, a proposta de intervenção social.
Os recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor, são as chamadas estratégias argumentativas, que são as seguintes:
- exemplos;
- dados estatísticos;
- pesquisas;
- fatos comprováveis;
- citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
- alusões históricas; e
- comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Como desenvolver uma tese?
- Você pode iniciar o desenvolvimento da tese transformando o tema em uma pergunta.
- A seguir, responda esta pergunta da maneira mais simples e clara possível, concordando ou discordando ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte; esta resposta será seu ponto de vista.
- Pergunte a si mesmo o porquê da sua resposta buscando uma justificativa para ela em uma causa, um motivo, uma razão etc.: essa justificativa será seu principal argumento.
- Em seguida, reflita sobre os motivos que o levaram ao argumento principal, pois eles o ajudarão a fundamentar a sua posição: eles são seus argumentos auxiliares. Através das estratégias argumentativas mencionadas anteriormente, você desenvolverá seus argumentos.
- A partir dessa reflexão você poderá iniciar o rascunho do seu texto, planejando-o. A sugestão proposta a partir do passo a passo acima é:
- Interrogue o tema;
- Responda com a opinião;
- Justifique com o argumento principal;
- Fundamente-o com os argumentos auxiliares;
- Apresente as estratégias argumentativas;
- Apresente a proposta de intervenção social e conclua.
A principal orientação é não ficar “em cima do muro”, isto é, não assumir uma postura opinativa. Para tanto, planejamento e organização são fundamentais.
Na próxima semana, analisaremos uma redação que obteve nota mil no Enem 2017 em relação à estrutura e ao conteúdo.
Até lá!
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!
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