Redação no Enem: Rascunho, o Planejamento do Texto

Olá, leitores do Portal infoEnem!

Enfim, agosto! O mês mais longo do ano, dizem alguns. As inscrições para os grandes vestibulares das universidades estaduais abrirão em breve, de algumas já estão abertas, e parece que, agora, o tempo vai voar!

É tempo de apertar os cintos e pisar um pouco fundo no acelerador, pois as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão mais próximas a cada dia. É hora de participar mais de atividades de estudo e pesquisa, de revisar alguns conteúdos, participar de grupos de estudo com colegas da escola, para colocar as lições, atividades, exercícios e redações em dia e, falando em redação, não deixem de escrever a redação semanal, pesquisando propostas em provas passadas, em livros didáticos e apostilas do Ensino Médio dentre outras fontes.

Esta pode e deve ser a oportunidade de fazer mais simulados, em casa mesmo, controlando o tempo, resolvendo as questões e escrevendo a redação em um ambiente calmo, tranquilo, bem iluminado e é nestas simulações, falando mais especificamente em relação a redação, que vocês podem verificar, por meio de testes, como vocês se saem ao realizar uma prova textual e qual é o método, o modo que mais adéqua-se a vocês.

Sempre que me perguntam, por exemplo, sobre se é melhor fazer a redação antes ou depois das questões de múltipla escolha digo que não há uma receita pronta e sim que cada um possui o seu jeito particular, mas, se há dúvidas, deve-se testar nas provas da escola e em casa e avaliar, juntamente com o seu professor, em que modo vocês se saem melhor, possuem um maior rendimento. E o mesmo vale para o rascunho, o nosso tema de hoje.

O Enem e os demais vestibulares e exames requerem, intrinsecamente, textos bem planejados e articulados e este planejamento faz parte do processo de escrita (aliás, escrita de qualquer texto, para qualquer finalidade, desde um comentário em um site até um artigo científico, por exemplo) e pode ser realizado por meio da produção de um rascunho, antes de escrever a dissertação-argumentativa (no caso do ENEM) na folha definitiva a caneta. Digamos “pode”, pois há quem não costume e/ou não goste de rascunhar; é um direito de cada estudante, de cada candidato, mas este deve estar 100% seguro de si e de seu texto e planejá-lo, ao invés de no papel, na cabeça, mentalmente.

Norma culta e seu antigo debate

Para quem sente-se melhor rascunhando, é bom reservar um tempo adequado para tanto e é aí que muitos alunos se perdem e não sabem como proceder. Como afirmamos que cada um possui um estilo de escrita individual, já que cada um é o autor de seu texto, também pode-se testar o rascunho.

Há quem tenha o hábito de escrever o texto todo (mudando, mexendo, refletindo) e, ao ficar satisfeito, passa a limpo na folha de prova; há quem faça isso, a lápis, já na folha definitiva e quando pensa estar bom, passa a caneta por cima (só não se esqueçam de reservar um tempinho para passar a borracha, pois corrigir textos que foram primeiramente escritos a lápis e depois à caneta é difícil visualmente; facilitem a vida do corretor!) e há, ainda, aqueles que, no rascunho, escrevem apenas esquemas e não o texto todo, organizando o que abordará em cada parágrafo.

Aqui, abriremos um parênteses: os organizadores do Enem não permitem que os candidatos entrem nas salas de prova com lápis, lapiseiras e borrachas, apenas com canetas transparentes e, assim, nem se o candidato quiser poderá, neste caso, escrever a lápis e depois passar a caneta por cima. Isso pode ser feito em exames e vestibulares que permitam a entrada do candidato com lápis, lapiseira e borracha; no Enem, não.

Voltando ao nosso assunto, seja como for o seu modo de rascunhar, o planejamento, aliado à reflexão, é fundamental. Rascunhos rabiscados e apagados demonstram que o aluno pensou, refletiu e repensou sobre o que escreveu; não que quem não rascunhe não faça os mesmos processos mentalmente; como já dissemos, cada um possui seu modo de comportar-se numa ocasião de prova, cada um reage de um modo e por isso, até para se conhecer, que simulados são importantes (se sua escola ou cursinho promove simulados, participe!).

O Enem requer um texto bem paragrafado, ou seja, cada parágrafo deve abordar um tópico frasal e no rascunho isso pode e deve ser pensado e planejado, refletindo e organizando acerca da continuidade do texto: de onde você parte e para aonde quer chegar. Isto deve estar claro e nítido para o leitor.

Não se pode esquecer, também, do limite de 30 linhas imposto pela banca elaboradora: vocês devem escrever dentro deste limite e de modo limpo e legível. No rascunho, abreviações e desrespeito às margens são permitidos, mas na folha definitiva a redação deve ser transcrita à caneta, de modo limpo e respeitando as margens desenhadas. Esta é a primeira impressão que o leitor terá do seu texto e demonstra cuidado e organização (atentem-se à separação silábica!) de sua parte.

Por esta semana é isso, pessoal! Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

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