Redação Nota 1000: A Redação na FUVEST

Depois de muitas semanas analisando todos os temas do Enem e as exigências específicas da redação para essa prova, a dúvida do que seria tratado a seguir ao terminar de ler o artigo de semana passada deve ter surgido, certo? Pois não há o que temer! O Enem é a porta de entrada mais popular para as universidades públicas atualmente, mas não devemos de jeito nenhum esquecer que há muitas outras, todas muito importantes e concorridas! Então, a partir de hoje, vamos focar no vestibular da maior universidade do país, a USP (Universidade de São Paulo).

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) é a responsável por organizar as provas para a entrada na USP e, assim como o Enem, inclui a produção de uma redação desde sua primeira edição, em 1977. Do primeiro ano para cá, a prova de redação da FUVEST variou muito nas exigências, pedindo desde uma simples descrição de imagem e finalização de uma história já iniciada até dissertações em prosa expondo opiniões. Como a variação de estilos será bem grande, juntamente com as análises de cada ano, é bastante importante estudar sobre cada gênero textual que será construído naquela semana. Já tratamos de muitos deles neste mesmo blog, então você já tem todas as ferramentas para escrever seus textos baseados nos temas da FUVEST aqui mesmo, basta pesquisar por cada um deles e dar uma conferida no artigo antes de começar a escrever!

A redação, desde a segunda edição da prova em 1978, aparece na segunda fase, juntamente com a prova de português. Este primeiro dia de provas da segunda fase (o segundo dia compreende as demais matérias) vale cem pontos. Portanto, a escrita de um bom texto vale nada mais nada menos do que cinquenta por cento desta primeira nota. Já deu pra perceber a importância da redação também no vestibular da maior universidade do país, não é? Por isso é tão importante treinar para esse contexto específico, o que, consequentemente, enriquecerá também essa habilidade para a vida pessoal e profissional.

A partir da semana que vem analisaremos todos os temas da FUVEST, desde seu início, além dos últimos editais e das exigências contidas neles, para que não arrisquemos uma anulação ou perda de pontos por coisas simples que poderiam ter sido facilmente evitadas. Conhecendo os gêneros textuais exigidos, vamos conferir como podemos construir o texto e quais elementos externos podem ser trazidos para enriquecer a produção, análise parecida com a que vínhamos fazendo da redação no Enem.

Deixem todas as suas dúvidas em relação à redação nos comentários deste artigo para que possamos tratar delas ao longo das semanas em que falaremos deste vestibular em específico. Assim, todos os outros alunos e candidatos poderão usufruir das respostas e discussões! E tomara que aproveitem essas análises e os treinos sugeridos! Até semana que vem!

Além das postagens sobre os temas de redação toda semana, você pode se preparar ainda mais para a prova de redação do Enem com o curso de redação Nota 1000 do portal InfoEnem! Você fará redações que serão corrigidas no mesmo modelo do Enem, e receberá comentários e dicas da nossa equipe! Clique aqui para saber mais sobre o curso de redação!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917