Redação Nota 1000: Possibilidades para a Redação do Enem 2017

O tema da redação do Enem 2017 pegou muitos de surpresa naquele ano. Dentre as previsões, poucas conseguiram cravar o assunto que seria escolhido, já que em sua maioria as menções eram mais generalizadas às pessoas com deficiência como possibilidade de tópico. Vamos relembrar a proposta de 2017?

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/enem/2017/noticia/tema-da-redacao-do-enem-2017-fala-sobre-a-educacao-de-surdos-no-brasil.ghtml

Em mais um ano, assim como em alguns anteriores, a redação do Enem leva os textos motivadores a um campo mais “neutro”, estabelecendo apenas os índices, as leis e os fatos acerca da educação de surdos no momento atual no país. Há apenas um pequeno banner com o depoimento de um surdo acerca de sua formação e instigando um questionamento acerca do espaço para surdos no mercado de trabalho. A partir deles, o aluno deveria formar sua opinião (ou já tê-la, o que é preferível) acerca da questão proposta na frase temática, cuja argumentação necessária falaremos um pouco mais adiante.

Antes de Escrever a Redação

Antes de iniciar a produção, como sempre, é necessário retomar conteúdos externos que possam se relacionar ao tópico para embasamento da argumentação da redação. Uma opção diferenciada, mas que pode ser eficiente, é contextualizar historicamente a integração das pessoas com deficiência à sociedade, relembrando os momentos em que foram isoladas apenas por conta de suas diferenças e, em algumas sociedades, até mesmo eliminadas. Além da contextualização histórica, relatos de experiências específicas feitos pela mídia e um detalhamento maior da evolução da inclusão dos surdos nas escolas do Brasil também podem ser bons itens a se acrescentar.

A Argumentação da Redação

Depois de selecionar dados para comprovar e sustentar a argumentação, é hora de construí-la. No ano de 2017, considerando os artigos da Constituição expostos no primeiro texto, e vamos combinar que considerando o mínimo bom senso também, não faria nenhum sentido estabelecer a exclusão e/ou eliminação dos surdos da convivência em sociedade. Como em 2017 a anulação da prova toda por ferir os Direitos Humanos foi questionada pelo STF, a consequência (que ainda prejudicava grandemente um candidato que esperava vaga em algum curso ou universidade concorridos) seria um belo zero na quinta competência da redação para aqueles que sugerissem na proposta que houvesse algum tipo de exclusão e/ou isolamento para os deficientes auditivos.

Portanto, estabelecer um caminho na argumentação que culminasse em tais sugestões seria completamente arriscado. Sendo assim, seria necessário construir uma tese sustentada pelos pontos tratando das dificuldades dos surdos na educação brasileira atual, mesmo com a suposta inclusão promovida nas escolas. Aliás, um lembrete: não tenha medo de usar a palavra “surdo”. Este é o termo correto para darmos nome a um deficiente auditivo total e não é politicamente incorreto.

Proposta de Intervenção

Por fim, é hora da proposta, detalhada e viável, como sempre. Como dito anteriormente, propostas sugerindo eliminação, exclusão ou isolamento dos surdos da sociedade conseguiriam um zero na quinta competência da redação: proposta de intervenção. Assim, seria necessário propor medidas que facilitassem a inclusão dos surdos na sociedade, bem como sua acessibilidade à educação. Ensino e suporte especializados, acessibilidade através de tradução por Libras e leis que garantam o acesso dos surdos às escolas regulares podem ser boas opções de solução a serem sugeridas, juntamente com seu detalhamento, claro.

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O que acharam do tema da redação do Enem 2017? Também ficaram surpresos na época? O que acham da questão dos Direitos Humanos? Este quesito deveria excluir o aluno do processo seletivo, zerando sua redação por completo ou apenas a quinta competência? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!

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As Competências Avaliadas na Redação do Enem

As Competências Avaliadas na Redação do Enem
A banca elaboradora do Enem concebe todas as questões, de todas as disciplinas e a proposta de redação baseada na Matriz de Competência do Enem, a qual é divulgada pelo Inep em seu site e é organizada em eixos e competências que têm como objetivo nortear a avaliação. Este documento é o alicerce das competências avaliadas na redação do exame, das quais falaremos logo a seguir.

I) Dominar Linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
II)  Compreender Fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III) Enfrentar Situações-Problemas: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações – problemas.
IV) Construir Argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V) Elaborar Propostas: recorre aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

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Manual do SISU e PROUNI

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Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917