Nesta semana, continuaremos a cumprir nossas redações side quests e falaremos sobre o segundo tema de redação do Enem PPL. Relembrando, o Enem PPL é a prova aplicada para pessoas privadas de liberdade e é também uma segunda aplicação para os candidatos que tiveram problemas na primeira. Dito isso, conheçamos o segundo tópico tratado:
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/redacao-para-o-enem-e-vestibular/conheca-as-provas-secretas-de-redacao-do-enem/
A frase temática de 2010 foi bastante simples: Ajuda Humanitária. Para complementar, os textos motivadores trouxeram exemplos de mobilizações direcionadas a comunidades que sofreram com desastres naturais e foram bastante fragilizadas, como comunidades do Rio de Janeiro, de Alagoas. Aliás, nos exemplos, pode-se observar que boa parte da ajuda é necessária em comunidades que já eram fragilizadas antes mesmo dos eventos naturais que causaram estragos. Ter isso em mente pode colaborar mais adiante, na construção de argumentos.
Ao selecionar conteúdos externos para incrementar e embasar a argumentação, há várias possibilidades relacionadas ao tema: menção a organizações que dedicam-se exclusivamente a esse tipo de trabalho e o que elas fazem, bem como notícias de eventos específicos em que a ajuda humanitária foi extremamente importante podem fazer a diferença na produção. Inclusive, o próprio momento atual, a pandemia de Coronavírus, pode ser fonte de bons exemplos concretos de solidariedade em tempos difíceis.
A seguir, a construção e a organização de argumentos neste tema podem ser um tanto quanto complicadas, não tanto pela escrita em si, mas pelo posicionamento e clareza de sequenciamento necessários. Como as provas de redação do Enem exigem a resolução de um problema para o qual haja uma proposta de intervenção, a princípio pode parecer que não há propostas a serem estabelecidas, já que a ajuda humanitária é uma solução em si. No entanto, o raciocínio aqui pode ser o de estabelecer justamente os eventos que causam problemas em que a ajuda humanitária é necessária. Pode-se começar mencionando as comunidades carentes e fragilizadas de forma constante, assim como as que tornam-se fragilizadas por eventos como guerras e/ou desastres naturais. A partir disso, demonstra-se a importância da existência de instituições que dedicam-se exclusivamente à solidariedade. Consequentemente, há a possibilidade de estabelecer que a ajuda humanitária é constantemente necessária e que deveria ser praticada por mais pessoas, por mais tempo, já que as situações de necessidade provavelmente sempre aparecerão, além do fato que muitas comunidades necessitadas sequer chegam a receber toda a ajuda de que precisam.
Estabelecido o problema com esse raciocínio, a proposta de intervenção pode atacar em várias frentes: na educação, sugerindo o incentivo e a conscientização em relação ao humanitarismo desde as séries iniciais na escola; nas leis, estabelecendo horas de trabalhos comunitários como créditos para presidiários e/ou matérias na faculdade, por exemplo; em campanhas de conscientização para a população em geral, promovidas pelo governo e pelas próprias instituições de ajuda humanitária e, finalmente, em um apoio maior do próprio Estado a este tipo de iniciativa. Basta escolher uma ou mais destas opções (ou ainda sugerir uma outra que também seja viável e eficaz), detalhá-la bem e concluir sua redação, não se esquecendo do limite de trinta linhas.
O que acharam do tema do Enem PPL 2010? Por ter uma frase-título mais abrangente, creem que seja mais difícil desenvolver a argumentação sem fugir do tema? Ou isso tornaria a produção até mais fácil? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!
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As Competências Avaliadas na Redação do Enem
As Competências Avaliadas na Redação do Enem
A banca elaboradora do Enem concebe todas as questões, de todas as disciplinas e a proposta de redação baseada na Matriz de Competência do Enem, a qual é divulgada pelo Inep em seu site e é organizada em eixos e competências que têm como objetivo nortear a avaliação. Este documento é o alicerce das competências avaliadas na redação do exame, das quais falaremos logo a seguir.
I) Dominar Linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
II) Compreender Fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III) Enfrentar Situações-Problemas: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações – problemas.
IV) Construir Argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V) Elaborar Propostas: recorre aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.