Seguimos nessa semana com nossas side quests do Enem! Para praticar ainda mais nessa quarentena (com todo mundo que puder em casa seguindo as recomendações da OMS e das autoridades de saúde, por favor!), tratamos hoje do tema abordado na prova PPL de 2011. Assim como nos anos iniciais do Enem regular, em 2009, 2010 e 2011 os tópicos eram de certa forma abrangentes, exigindo uma clareza de posicionamento e organização de ideias para uma argumentação de sucesso. Vejamos a proposta do ano em questão:
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/redacao-para-o-enem-e-vestibular/conheca-as-provas-secretas-de-redacao-do-enem/
O primeiro texto motivador detalha a origem e o modo como o Grupo Cultural AfroReggae funciona. Já no segundo, há uma descrição dos ideais e da trajetória do sociólogo Betinho. Ambos têm vários pontos em comum: a exposição de ícones da luta social, a descrição de seus ideais e posicionamentos, bem como de suas ações sociais. Outro ponto em comum, extremamente importante para a construção da argumentação neste texto, é o fato de que ambas as instituições (AfroReggae e Betinho) pregam o desenvolvimento social através da cultura.
Observados os textos motivadores, é hora de coletar informações extras para sustentar a argumentação. Tudo o que for conhecido, tanto sobre o grupo AfroReggae quanto sobre o sociólogo, pode ser trazido como elemento de embasamento da escrita. Notícias, dados da atuação de cada um e mais detalhes além dos já trazidos pelos textos motivadores são alguns dos exemplos de possibilidades de conteúdo externo a ser inserido.
A partir daí, voltando ao ponto em comum dos dois textos motivadores e da frase temática (Cultura e Mudança Social), é necessário organizar a redação e sustentar bem o posicionamento. Para isso, um dos raciocínios possíveis pode perpassar pelo fato de que a cultura e sua difusão no Brasil são bastante deficitárias, assim como o incentivo ao desenvolvimento através de tal área. O sociólogo Betinho foi trazido como um exemplo de alguém que batalhou a vida toda por esse desenvolvimento social através da cultura, assim como o grupo AfroReggae, que mantém seu trabalho em comunidades carentes desde sua fundação, em 1993. A cultura garante acesso ao conhecimento e manifestações artísticas produzidos pela sociedade, dando ferramentas para que todos se desenvolvam intelectual, profissional e culturalmente. Por isso, o trabalho que incentiva o acesso e o desenvolvimento social através da cultura prova-se extremamente importante e iniciativas como as exemplificadas nos textos motivadores são de grande valor.
Ao comprovar a importância do acesso à cultura para todas as camadas da sociedade no desenvolvimento do tema, é possível oferecer soluções que já têm sua necessidade comprovada e não correm risco de serem consideradas “supérfluas” por algumas pessoas (acreditem, há quem ache que a cultura é desnecessária e/ou sequer conhecem sua definição e têm o mesmo posicionamento). Sendo assim, as opções de propostas de intervenção são variadas. Dentre elas, pode-se sugerir a intensificação de leis de incentivo e acesso à cultura, incluindo um maior auxílio governamental a ONGs que dedicam-se a esse tipo de trabalho. Como sempre, basta detalhar muito bem as propostas, encerrando a argumentação de forma consistente.
O que acharam do tema do Enem PPL de 2011? Já escreveram sobre ele? Acham que há mais vertentes a serem tratadas neste tópico em específico? Contem tudo pra gente nos comentários e até semana que vem!
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As Competências Avaliadas na Redação do Enem
As Competências Avaliadas na Redação do Enem
A banca elaboradora do Enem concebe todas as questões, de todas as disciplinas e a proposta de redação baseada na Matriz de Competência do Enem, a qual é divulgada pelo Inep em seu site e é organizada em eixos e competências que têm como objetivo nortear a avaliação. Este documento é o alicerce das competências avaliadas na redação do exame, das quais falaremos logo a seguir.
I) Dominar Linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
II) Compreender Fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III) Enfrentar Situações-Problemas: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações – problemas.
IV) Construir Argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V) Elaborar Propostas: recorre aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.