Regras para o Vestibular Misto Unifesp 2014

Na última segunda-feira, 19 de agosto, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) tornou público o edital contendo as regras para seu Vestibular Misto de 2014, que será realizado no final deste ano.

Vamos primeiramente entender as duas formas possíveis de entrada na universidade. Já adiantamos que ambas exigem como pré-requisito a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, que será realizado no final de outubro (dias 26 e 27). Veja quais são elas:

 

  1. SiSU (Sistema de Seleção Unificada) – Ambiente virtual do Ministério da Educação que seleciona estudantes exclusivamente através das notas do Enem. Suas inscrições são abertas em janeiro, e devem ser realizadas no site (http://sisu.mec.gov.br/). Preenche a maioria das vagas da Unifesp;
  2. Vestibular Misto – É constituído por uma prova elaborada pela Unifesp e a nota do candidato no Enem 2013. Preencherá 428 vagas de 7 cursos da instituição, inclusive o de medicina.

Demonstradas as formas de ingresso na Unifesp para o primeiro semestre de 2014, vamos as informações do Vestibular Misto.

O período de inscrições será aberto no dia 25 de setembro e seguirá até 25 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 115 e poderá ser paga em qualquer banco. Os estudantes carentes poderão realizar o pedido de isenção da taxa de inscrição até às 12h do dia 30 de agosto, clicando neste link preenchendo o formulário. O resultado com a lista de isentos será divulgado em 16 de setembro.

A primeira fase do processo seletivo corresponderá ao Enem 2013, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h nos dois dias.

Já a segunda etapa será aplicada nos dias 12 e 13 de dezembro. Será composta pelas provas de português (30 questões de múltipla escolha), língua estrangeira (15 questões) e redação, além da prova de conhecimentos específicos (20 questões dissertativas). Em ambos os dias, as provas terão início às 14h.

Com relação ao Sistema de Reserva de Vagas (cotas), o Vestibular Misto da Unifesp irá destinar 50% do total de vagas aos candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita. Dentro deste grupo, parte destas vagas serão distribuídas aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Para obter mais informações sobre o Vestibular 2014 Misto da Unifesp, inclusive o edital, acesse a página vestibular.unifesp.br.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.