Relembre as Regras de Operações com Fração

O caderno de Matemática e Suas Tecnologias do Enem tem 45 questões e muitas delas envolvem fração. Apesar de ser um assunto teoricamente fácil, na prática, confunde muitos estudantes, principalmente quando possui pouco tempo para realizar uma conta, o que acontece muito no exame nacional devido à alta quantidade de questões.

Por isso, vamos relembrar como realizar corretamente as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) quando envolvem frações.

Considerando uma fração genérica a/b , devemos entender que a representa partes de b, sendo que b deve ser diferente de zero, pois não há divisão por zero. Quanto à fração, a é chamado numerador e b é denominador.

 

Adição e Subtração de Frações

  • Com denominadores iguais:

Se os denominadores são iguais, soma-se ou subtrai-se apenas os numeradores, conservando o denominador comum.

fracao1

  • Com denominadores diferentes:

Quando os denominadores são diferentes, é preciso torná-los iguais para aplicar a regra anterior. Para isso, utiliza-se o MMC (Mínimo Múltiplo Comum).

fracao2

Na adição acima, o MMC entre 3 e 4 é 12, que deve ser o novo denominador. Em seguida, realiza-se a seguinte conta: o MMC é dividido pelo denominador e o resultado é multiplicado pelo numerador. No exemplo: 12/3=4 e 4×2=8 logo, 8 é o novo numerador da primeira fração. Agora a segunda: 12/4=3 e 3×1=3 que é novo numerador da segunda fração.

Com as frações estando com o denominador igual, basta aplicar a regra anterior.

fracao3

 

Multiplicação de Frações

Essa é fácil! Para multiplicar frações, multiplica-se o numerador com o numerador e o denominador com o denominador, sem necessariamente haver denominadores iguais.

fracao4

 

Divisão de Frações

Para dividir uma fração por outra, multiplica-se a primeira pelo inverso da segunda.

fracao5

Perceba que na multiplicação, 3/1=3. Isso também nos mostra que ao multiplicar ou dividir uma fração por um número inteiro, devemos lembrar que qualquer número inteiro dividido por um é igual a ele mesmo. Logo, as regras são as mesmas. Veja:

fracao7

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.