fbpx
Resultado do Enem 2013 será divulgado em janeiro

Terminadas as provas do Enem, muitos estudantes (por não conhecerem o funcionamento de todos os processos que envolvem o exame) começam a levantar diversas dúvidas:

 

“Como vou saber se passei no Enem”

“Quando sai o resultado?”

“Como funciona o SiSU?”

“Quando abre o PorUni?”

Vamos com calma e explicar passo a passo.

Primeiramente estamos no aguardo do gabarito oficial do Inep, que deve ser liberado ainda esta semana. Nele você poderá saber quantas questões acertou e se alguma delas foi anulada. Atenção, neste momento estamos apenas falando em gabarito. Nada de resultado individual ou desempenho!

Entretanto, na primeira semana de janeiro, segundo o próprio MEC, deverão ser publicados os resultados de todos os participantes. Aqui sim, você saberá sua nota de cada área (ciências da Natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), considerando a TRI, além do seu desempenho na produção textual (redação!).

Depois, possivelmente na segunda semana de janeiro, deverá ser aberto o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Aqui, ao realizar sua inscrição, o próprio sistema irá “puxar” automaticamente as notas do Enem 2013 de todos os inscritos com a finalidade de selecionar estudantes para milhares de vagas nas mais diversas instituições púbicas de ensino superior brasileiro.

Na semana seguinte ao SiSU, deverá ser aberto o SisProuni, que selecionará os candidatos que serão beneficiados com bolsas de estudos nas universidade particulares participantes do Programa Universidades para Todos (ProUni).

Vale lembrar ainda que, após as edições do SiSU e ProUni, o MEC irá liberar a vista online ao espelho da correção da redação de todos os candidatos. Justamente por ocorrer após os programas do governo, o acesso às redações corrigidas tem caráter pedagógico.

Ou seja, embora as provas do Enem já tenham sido realizadas, muita emoção ainda está por vir.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.