Resultado do Enem 2019 Será Divulgado no Dia 17 de Janeiro

Na última semana o Ministério da Educação (MEC) divulgou mensagem reafirmando que o resultado do Enem 2019 será divulgado na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro.

Para ter acesso ao resultado individual, o vestibulando terá que acessar a página do participante pelo portal ou aplicativo do Enem e fazer login com o CPF e senha.

Na mensagem o MEC também ressaltou que aqueles estudantes que fizeram a prova enquanto treineiros, ou seja, ainda não concluiu o Ensino Médio, terão a nota divulgada somente em Março deste ano.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior porta de entrada para o Ensino Superior do país. Com a nota do Enem, o vestibulando poderá ingressar em Universidades Públicas e Institutos Federais (pelo SiSU ou sistema próprio da instituição), em Universidades e Faculdades particulares (por meio do ProUni e Fies) ou em uma Universidade Portuguesa, convênio entre Brasil e Portugal.

 

 

O Enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma vaga nas Universidades Públicas e Institutos Federais (SiSU), a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou ao financiamento estudantil (Fies). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2020

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é atualmente a maior porta de entrada para as universidades públicas no Brasil. Através da plataforma do SiSU o aluno pode se candidatar em duas opções de curso, de acordo com a sua preferência e cumprindo dois requisitos básicos, que são: ter realizado as provas do Enem em 2019 e não ter obtido nota igual a zero em nenhuma das áreas de conhecimento. As datas referentes ao SiSU 2020 estão registradas a seguir:

  • Inscrições: de 21 a 24 de janeiro;
  • Início da chamada regular: 28 de janeiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: de 29 de janeiro a 04 de fevereiro; e
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: de 07 de fevereiro a 30 de abril (conforme preenchimento das vagas).

 

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Outra opção para os estudantes que prestaram o Enem é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). O ProUni concede bolsas de 50 e 100% em universidades particulares ligadas ao programa (que atualmente contempla grande parte das universidades particulares!). O ProUni ocorre logo após o SiSU, e suas principais datas estão registradas abaixo.

  • Inscrições: de 31 de janeiro a 03 de fevereiro;
  • Resultado da primeira chamada: 06 de fevereiro;
  • Comprovação das informações prestadas:de 06 a 14 de fevereiro;
  • Resultado da segunda chamada: 20 de fevereiro;
  • Comprovação das informações prestadas na segunda chamada:de 20 a 27 de fevereiro;
  • Inscrição na lista de espera: 07 e 08 de março; e
  • Divulgação da lista de espera: de 11 a 13 de março.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

Fechando os três programas que se utilizam das notas do Enem está o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa que adia o parcelamento das mensalidades de universidades privadas, com juros que podem chegar a 0%, dependendo das condições do candidato. As etapas detalhadas do Fies 2020 ainda não foram esclarecidas, mas sabe-se que estarão compreendidas entre os dias 5 e 12 de fevereiro.

Para acessar todas as informações sobre provas e programas relacionados ao Enem, fique ligado no InfoEnem. Além disso, acompanhe semanalmente diversos conteúdos importantes e focados diretamente no exame!

Tags: |

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.