Nesta quarta-feira (21), para a surpresa de mais de 4 milhões de estudantes, o MEC (Ministério da Educação) antecipou a divulgação dos resultados da edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011, previstos inicialmente para o dia 4 de janeiro.
Os candidatos que participaram das provas podem consultar sua nota na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) de duas formas diferentes:
1) Fornecer seu CPF e senha cadastrados;
2) Fornecer o número de inscrição e senha cadastrados.
O relatório apresentará o desempenho do candidato nas 4 provas objetivas (linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza), além da nota da redação.
Vale ressaltar aqui que a correção e atribuição de notas do Enem é embasada na TRI (Teoria da Resposta ao Item), modelo estatístico que leva em conta não apenas a quantidade de acertos de cada candidato, mas também o nível de dificuldade de cada item (questão). A grande diferença deste modelo é que ele permite que dois participantes que acertaram o mesmo número de questões possam ter médias finais diferentes.
É importante que o estudante que realizou o Enem tenha consciência disso, pois na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir, com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000.
A partir do desempenho dos participantes, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo Enem, constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.
Notícias relacionadas:
3 comments
fiz o enem,nao me lembro o ano,e nao sei mais o email que foi cadastrado,como faço,pra ter esse resultado?