Resultados Dos Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição no Enem 2022 Divulgados

Na última sexta-feira (22/04), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, assim como os resultados das justificativas para candidatos que faltaram em pelo menos um dos dias de aplicação do Enem 2021 e desejavam obter a gratuidade para esta edição. A seguir, serão apresentadas as principais informações sobre estes resultados, assim como o prazo e procedimento para a interposição de recursos.

Como acessar os resultados da justificativa de ausência e pedido de isenção?

O primeiro passo para saber suas próximas atitudes em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 é acessar a Página do Participante do Enem e verificar o status do seu pedido. Para isso, você deverá acessar a página, utilizando o login único do Governo Federal (Gov.br), assim como foi feito para a solicitação da isenção. Se o seu pedido de isenção ou justificativa foi aceito, basta ao aluno realizar a inscrição para o Enem 2022 normalmente, uma vez que seu pedido foi aceito! Caso contrário, será possível recorrer da decisão entre os dias 25 e 29 de abril.

Prazo para interpor recursos começa na próxima segunda-feira!

Se você teve o pedido de isenção ou justificativa negados, é possível entrar com recurso entre os dias 25/04 (segunda-feira) e 29/04 (sexta-feira). Para isso, você deverá providenciar a documentação faltante ou apresentar as informações e documentos solicitados pelo processo de inscrição. É importante verificar se a sua situação social e econômica está correta para entrar com o recurso, para garantir que a sua solicitação seja atendida. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 6 de maio.

Quais são os requisitos para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022?

Se você não solicitou a isenção da taxa de inscrição do Enem anteriormente, saiba que não será possível solicitá-la agora, visto que o prazo serve apenas para a interposição de recursos. Se você irá interpor recurso, é importante verificar se a sua situação socioeconômica se enquadra em pelo menos uma das situações apresentadas abaixo, para que a sua solicitação esteja adequada.

  • Estudantes que estão no último ano do ensino médio em 2022 de escolas públicas.
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou ainda estudantes que curaram o ensino médio em escolas particulares na condição de bolsistas integrais, desde que possuam renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1818).
  • Candidatos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esta situação, o candidato deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) válido.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações sobre o período de interposição de recursos para os candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 ou a justificativa de ausência no Enem 2021 negadas. Das quase dois milhões de solicitações recebidas, é importante que você verifique a sua situação e não perca nenhum prazo, para garantir que a sua inscrição saia conforme o planejado!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/