Reta final da preparação para o Enem!

Abrimos o ano de 2021 de uma maneira totalmente diferente do que acontecia nos anos anteriores. Enquanto nos demais anos aguardávamos ansiosamente pelos resultados e pelas vagas tão sonhadas nas universidades públicas e particulares do Brasil, neste ano os alunos estão na reta final da preparação para as provas do Enem! Com base nisso, vamos apresentar a seguir as datas de aplicação das provas impressas e digitais do Enem, além de mostrarmos também algumas recomendações para a realização das provas e a data esperada para a divulgação dos resultados do exame.

Datas da aplicação das provas do Enem

Como mencionamos no início desta postagem, estamos quase na data de aplicação das provas do Enem, uma vez que a primeira parte da avaliação impressa será aplicada no próximo domingo (17/01)! Diante disso, estamos a menos de duas semanas do início das provas, o que requer a finalização do processo de preparação para o Exame. Confira as datas de aplicação das provas do Enem 2020:

  • Enem impresso: As provas do Enem impresso serão as primeiras provas do Enem 2020 aplicadas. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
  • Enem digital: Já as provas do Enem digital estão previstas para os dois domingos após as provas impressas, ou seja, ocorrerão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
  • Enem PPL/ segunda aplicação: Por fim, a segunda aplicação do Enem e a prova para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2020.

O que devo levar para a prova do Enem?

Chegada a hora da realização das provas, é necessário separar o que precisamos levar para o exame e o que não devemos levar. Uma vez que as provas serão aplicadas em meio a pandemia da COVID-19, o uso de máscara será obrigatório para todos. Além disso, para a realização das provas os candidatos devem levar:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de inscrição no Enem 2020;
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Perceba que mesmo os candidatos que prestarão as provas digitais do Enem precisam portar a caneta, uma vez que as provas de redação ainda serão realizadas no papel!
  • Lanches leves e água: apesar de não obrigatórios, levar água e lanches leves (como barras de cereais, por exemplo) é imprescindível para os candidatos que desejam obter um bom desempenho na prova, visto que as provas do Enem são longas e cansativas.

Divulgação dos resultados do Enem

Apesar do atraso na aplicação das provas do Enem 2020, os resultados serão divulgados com um atraso levemente menor. Os resultados do Enem 2020 devem ser disponibilizados no dia 29 de março de 2021, por meio do site do Inep.

Desta forma, estamos muito próximos de mais uma edição do Enem, que contou com elementos não esperados, mas ainda é a principal porta para o ingresso em universidades públicas e privadas do Brasil!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!