Revisão de Biologia Enem – Doenças Bacterianas

Como já sabemos, as bactérias são organismos extremamente importantes para o ciclo da nossa vida na Terra. Elas são responsáveis, por exemplo, pela decomposição de matéria orgânica que, sem esses seres vivos, não seria degradada e continuaria no meio em que vivemos. Contudo, estes organismos não exercem sempre funções favoráveis à manutenção da vida, eles também são responsáveis pela transmissão de mais da metade das doenças que acometem os seres humanos e é sobre essas doenças que falaremos agora.

As bactérias conseguem adentrar o corpo humano por meio do ar ou dos alimentos, portanto é importante lavar bem as mãos e os alimentos, além de tomar as vacinas que fazem a prevenção de doenças como Difteria, Tétano e Coqueluche. Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) também são causadas por bactérias, como Clamídia, Gonorreia e Sífilis, logo, também é importante se prevenir usando camisinha.

Para curar este tipo de doença são utilizados antibióticos, os quais combatem as bactérias. Entretanto, muitas vezes estes são utilizados de maneira incorreta, sem receita médica, o que pode fortalecer esses seres, de modo que ganham força e podem tornar-se superbactérias, e a doença não é curada. É importante lembrar também que dentro do nosso organismo existem bactérias importantes na realização de funções que mantém o corpo saudável e o uso inapropriado destes medicamentos também pode afetá-las, causando outros problemas.

Algumas das doenças que podem ser causadas por bactérias são pneumonia, meningite, hanseníase, leptospirose, cárie, cólera, botulismo, disenteria, tuberculose, além de difteria, tétano, coqueluche, clamídia, gonorreia e sífilis, as quais citamos anteriormente. Como essas doenças são transmitidas pelo ar ou pelos alimentos, em grande parte das vezes os sistemas digestório e respiratório são afetados, entretanto, os sintomas são muito variados e podem atingir todas as partes do corpo.

Com isso, podemos observar que as bactérias são ao mesmo tempo essenciais para a manutenção da vida humana e responsáveis por doenças que podem levar à morte, portanto não podemos classificá-las como benéficas ou danosas, mas sim entender a função que cada uma exerce no meio em que vivemos.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.