Revisão Geral Sobre o Reino Animalia, Animal ou Metazoa

O reino a ser discutido neste artigo aqui no Portal e um dos principais, já que nele estamos compreendidos, é o Reino Animalia, Animal ou Metazoa. Com seres eucariontes, pluricelulares, heterótrofos e aeróbios (saiba mais sobre a classificação dos seres vivos), ou seja, que necessitam de oxigênio para fazer respiração celular, este grupo contém organismos muito diferentes entre si e, portanto, existem outras classificações para organizá-los.

Uma classificação importante a se conhecer é a divisão em filos, sendo nove os mais importantes: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados.

  • Poríferos – seus representantes mais conhecidos são as esponjas. Este filo compreende os seres menos complexos, que vivem em ambiente aquático, não se locomovem e não possuem órgãos nem tecidos.
  • Cnidários – também chamados de celenterados, tem como exemplos mais comuns as águas-vivas e os corais.
  • Platelmintos – são muito importantes por serem transmissores de doenças, como o esquistossomo e a tênia que causam esquistossomose e teníase. Esses são conhecidos como vermes chatos.
  • Nematelmintos – ao contrário dos anteriores, são compridos e não chatos, também são transmissores de doenças, como a lombriga e a filária, que causa elefantíase (filariose).
  • Anelídeos – são aqueles que apresentam anéis que, em conjunto, formam um corpo cilíndrico.
  • Moluscos – têm como exemplo os polvos e as lesmas. São aqueles de corpo mole e que podem viver em ambiente aquático ou terrestre.
  • Artrópodes – os insetos são os principais representantes deste filo, caracterizado pelo corpo segmentado, apêndices articulados e exoesqueleto de quitina. Sendo o maior dos filos, divide-se em três classes: insetos, aracnídeos e crustáceos.
  • Equinodermos – contém as estrelas do mar, sendo sempre marinhos e bentônicos, ou seja, vivem no fundo do mar.
  • Cordados – filo do qual nós humanos fazemos parte. Possuem crânio e coluna vertebral e se subdividem ainda em cinco classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Outra Classificação do Reino Animalia – Vertebrados e Invertebrados

Outra classificação divide-os em dois sub-reinos: vertebrados e invertebrados. Os vertebrados, aqueles que possuem vértebras, incluem os cordados. Já os invertebrados, que não possuem vértebras, compreende os outros oito filos.

Nos próximos artigos, veremos os detalhes de cada um dos filos e das classes mais importantes.

Até lá!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.