Ao longo da vida, criamos diversos hábitos como tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos. Esses hábitos estão completamente relacionados a capacidade de se estabelecer uma rotina fixa nas tarefas cotidianas, sem a qual, perderíamos uma grande parte do tempo tendo que tomar decisões minuciosas sobre cada ação cotidiana, sobrecarregando nossos cérebros. Você já teve alguma dificuldade em decidir se colocaria a fatia de presunto no meio do pão ou em cima do pão? É tão óbvio que não paramos para pensar. Dessa forma, o cérebro para de gastar tanta energia nas tomadas de decisões, diminuindo seu esforço e, consequentemente, a possibilidade de desvio para outras tarefas que se encontram fora da rotina.
Para que um hábito seja criado, faz-se necessário uma deixa, que pode ser uma música que usa só para estudar, o “cantinho dos estudos”, indicando um estímulo para que o cérebro possa acionar o hábito, a rotina que é o próprio estudo e uma recompensa, que pode ser acertar questões ou próprio prazer de ter cumprido metas propostas para os seus estudos, sinalizando para o seu cérebro que vale a pena manter e memorizar esse hábito.
Fonte: DUHIGG, C. O poder do hábito, 2012, p.37.
Para que você crie o hábito dos estudos, é importante definir uma rotina com um cronograma das atividades que deseja realizar, para isso, listamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar:
- Conhecer a rotina e definir os compromissos fixos e os horários livres. Nesse primeiro passo, você precisa selecionar os horários em que está em atividades diárias que não mudam, como ir à escola, a academia ou ao trabalho, contando inclusive o tempo de deslocamento.
- Rever sempre sua rotina para ajustar a compromissos que surgem. As vezes podem surgir imprevistos como ir ao médico, entre outros. Dessa forma, é necessário reajustar a rotina.
- Separar mais tempo para as matérias mais difíceis. Na divisão de tempo entre as matérias, é necessário separar mais tempo para os conteúdos que você possui maior dificuldade.
- Deixar as matérias mais difíceis para o momento que estiver mais disposto. Quando você está mais descansado, sua motivação para aprender e se esforçar mais mentalmente é maior.
- Seja específico no que vai estudar, defina metas de estudo. Definir o que vai estudar otimiza seu tempo, permitindo que esteja sempre em dia com o conteúdo.
- Comece sempre revisando. Isso permite a consolidação do conhecimento, de modo que você não esqueça periodicamente os conteúdos que foram estudados há mais tempo.
- Faça resumos, exercícios e sempre passe a limpo as anotações que fez durante a aula e, TIRE SUAS DÚVIDAS.
- Adicionar ao cronograma, um período de descanso diário. Dependendo da quantidade de tempo disponível na sua rotina.
- Lembrar de dar pausas durante os estudos. A concentração baixa quando você está muito tempo com o mesmo foco, por isso, é interessante dar pausas.
- Para montar seu cronograma de conteúdo de matemática e química, utilize esses dois links com levantamentos estatísticos sobre o que é mais cobrado: Acesse aqui o levantamento das questões de matemática e aqui o levantamento das questões de química. e
Disponibilizamos para você em excel (Clique aqui), a planilha de estudos para que você possa adapta-los a sua realidade. Agora que já sabe todos os passos para criar uma rotina, crie a sua!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!