Saiba as Principais Informações Sobre o Fies 2022

Depois de obtermos as principais informações sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni), chegou a hora de sabermos tudo o que é importante em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2022. Desta maneira, você acompanhará a seguir as principais informações sobre este importantíssimo programa, verificando suas datas e critérios de participação.

O que é o Fies?

Antes de mais nada, é importante que os alunos entendam o que é e como funciona o Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil é um interessantíssimo programa que permite ao aluno financiar o valor integral ou parcial da mensalidade em universidades particulares, com taxas de juros baixas. Essas mensalidades serão pagas somente após a conclusão do curso pelo aluno. Assim como os demais programas apresentados aqui, o Fies também utiliza a nota do Enem como critério de seleção.

Quais são as datas do Fies 2022?

A preparação para qualquer exame ou programa deve sempre estar ciente das datas importantes. Justamente por isso, vamos apresentar a seguir as principais datas para os participantes que participarão do Fies 2022/1:

  • Período de inscrições: Entre os dias 8 e 11 de março.
  • Divulgação dos resultados: 15 de março.
  • Complementação das informações para inscrição: Entre os dias 16 e 18 de março.
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: Entre os dias 16 de março e 28 de abril.

Quais são os critérios para participação no Fies?

Também é de grande importância que os alunos conheçam os critérios necessários para participar do Fies. Assim como ocorreu para o ProUni, o Fies também possui requisitos de renda e de pontuação no Enem para os participantes. Veja abaixo os requisitos para o candidato participar do Fies:

  • Nota média mínima de 450 pontos. Perceba que a nota mínima não garante a aprovação do candidato, e sim a sua participação no programa. Assim como destacamos para os demais programas que utilizam a nota do Enem, é recomendado que você observe as notas de corte atualizadas durante o período de inscrições para o Fies.
  • Ter obtido nota superior a zero na prova de redação.
  • Possuir renda familiar média de até três salários mínimos.
  • Ter participado de qualquer edição do Enem desde o ano de 2010.

É interessante ressaltarmos também que alunos que conquistaram bolsas parciais no ProUni também podem financiar este pagamento pelo Fies, desde que sejam aprovados no programa.

Onde realizar a inscrição no Fies?

Por fim, devemos destacar o processo de inscrição no Fies, que é muito semelhante aos demais programas. Para realizar a sua inscrição, será necessário acessar o site do Fies, realizando o login com o cadastro Gov.br. Feito isso, você poderá escolher até três opções de curso entre as mais de 110 mil vagas do programa, acompanhando a sua nota para cada uma das opções.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações sobre o Fies 2022/1, o último dos três programas que utilizam a nota do Enem para garantir o acesso de alunos às universidades públicas e privadas do Brasil.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/