Saiba Como as Notas do Enem São Usadas no Vestibular

Hoje não resta dúvidas que o maior vestibular do Brasil é o Exame Nacional do Ensino Médio. Inúmeras universidades, públicas e privadas, oferecem cada vez mais vagas utilizando as notas do Enem como forma de ingresso em seus cursos.

Apesar de todo o foco e importância que o exame nacional possui, muitos candidatos que prestarão as provas no final do ano não sabem como seu desempenho no Enem será aproveitado pelas centenas de instituições de ensino superior em todo o país.

Para lhe deixar por dentro do assunto, reunimos neste artigo as diferentes formas que o exame pode ser utilizado nos diversos vestibulares, bem como exemplos de universidades em cada situação. Confira:

 

Sisu – Sistema de Seleção Unificada

O Sisu consiste num ambiente virtual gerenciado pelo Ministério da Educação, que utiliza exclusivamente a última edição do Enem como meio de seleção para as vagas oferecidas pelas universidades públicas participantes. Funciona como uma espécie de leilão, no qual as melhores notas ficam com as vagas. Exemplo: UFRJ e UFMG, entre outras.

 

Substituindo o Vestibular (Critério único)

A utilização do Enem em substituição ao vestibular também pode ser feita de maneira independente do Sisu. Neste caso, o resultado do exame também consiste no único critério de aprovação, porém a universidade em questão é quem organiza o processo, determinando o cronograma e valor da inscrição, se houver. Ex: UEAP e Unir.

 

Combinando Sisu com o Vestibular

Algumas universidades públicas utilizam um sistema combinado, em que parte das vagas é preenchida via Sisu, enquanto o restante é ocupado por meio de seu vestibular tradicional ou sistema de avaliação seriada. Ex: UFV.

 

Combinando Enem com o Vestibular, Sem o Sisu

Algumas instituições trabalham com processo seletivo inteiramente próprio, porém oferecem aos candidatos duas possibilidades de ingresso: vestibular e / ou Enem. É o caso de muitas faculdades particulares, como o Insper (SP).

 

Como Primeira Fase do Vestibular

Outras faculdades / universidades, por sua vez, aproveitam o despenho dos candidatos no exame nacional como primeira fase de seus respectivos vestibulares. Aplicam posteriormente uma segunda etapa elaborada internamente, que normalmente exige conhecimentos específicos relacionados ao curso em questão. Ex: UFES.

 

Complementando a Nota do Vestibular

Por fim, algumas universidades aderem ao Enem utilizando sua nota para complementar uma porcentagem reduzida da pontuação final do candidato, como uma espécie de bônus. É o caso de algumas das principais universidades do estado de São Paulo, como Unicamp e Unesp.

 
Agora que você já conhece as diversas maneiras que o Enem é empregado pelos vestibulares, que tal consultar qual delas a instituição que você deseja ingressar utiliza?

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.