Ontem, segunda-feira (26), tiveram início as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2015, que oferece mais de 200 mil bolsas de estudos. Conforme as regras do programa, uma vez por dia o Ministério da Educação (MEC) irá atualizar as notas de corte das bolsas para todos os cursos disponíveis, até o encerramento das inscrições, na próxima quinta-feira (29).
Os candidatos que já se inscreveram podem consultar as notas de corte após o encerramento do primeiro dia de inscrições. Antes de mostrar como fazê-lo, vale esclarecer o termo, de acordo com definição do próprio programa:
Correspondem a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados para cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Também é importante entender que pontuação individual do candidato para cada opção é calculada com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para consultar as notas de corte, o participante deve entrar no sistema do Prouni, escolher a opção “Ver inscrição” e efetuar login completando os campos com número de inscrição e senha registrados no Enem 2014, bem como digitar os caracteres do código anti-spam. Em caso de perda dos dados, é possível recuperar tanto o número da inscrição quanto a senha do exame.
Após acessar o ambiente do Prouni já estarão disponíveis as duas opções de curso do inscrito juntamente com a nota de corte e a pontuação individual para aquela escolha. O candidato também observará instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência.
Nos casos em que a nota do candidato está muito abaixo do ponto de corte, recomendamos que o mesmo altere sua inscrição, escolhendo o mesmo curso em outra instituição ou mudando a opção de carreira, na tentativa de se inscrever para uma opção em que a nota de corte esteja abaixo de sua pontuação.
As notas de corte ainda serão atualizadas na madrugada de quarta e quinta-feira. O estudante deve compreender que este dado é apenas uma referência para auxiliá-lo no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de aprovação para a bolsa ofertada. Como a própria página do Prouni explica, o sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com o desempenho e alteração de inscrição dos participantes.
3 comments
não consigo ver a nota de corte das faculdades, me ajudem
Estou com três anos que eu faço o ENEN. O meu interesse é fazer uma faculdade.
Porém, não tenho condições de pagar e nem tenho conseguido a pontuação suficiente,
para consegui. Ou talvez por causa da minha idade de 58 anos, o certo que nunca recebi uma mensagem dizendo que tinha sido aceita em uma faculdade, ja que para mim só interessa se for bolsa integral.
Mas tenho muito satisfação em fazer o ENEN, mesmo que seja só para testar os meus conhecimentos.
Este ano, não consegui fazer minha inscrição, e estou muito penalizada por isso. Estou triste por não fazer.
> Não é apenas fazendo o ENEM que se entra em uma universidade. Você tem que procurar o SiSU que abre todo o ano, em janeiro, utilizando sua nota do enem, para tentar universidades públicas, ou o ProUni, no caso de querer bolsa em universidade particular, ou até mesmo o Fies, para financiar o custo da universidade. Você precisa procurar os sites, bem como os sites das universidades, para se informar e conseguir se inscrever. Assim eles dizem se você foi aprovada ou não no curso escolhido.
ProUni http://prouniportal.mec.gov.br/
Sisu http://sisu.mec.gov.br/
Fies http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html