Saiba como criar um plano de estudos para o Enem 2014

Na última semana publicamos uma matéria fazendo uma previsão para as datas de realização das provas da edição deste ano do Enem. De acordo com nosso texto (clique aqui para ler), que se baseou em edições anteriores do exame aplicadas em anos eleitorais, as provas devem ser realizadas no primeiro final de semana de novembro.

Isso implica que pouco mais de 7 meses nos separam do Enem 2014. Independentemente de você achar esse tempo curto ou longo demais, é a realidade com que terá que trabalhar. E como aproveitar da melhor maneira possível esses 7 meses de preparação? A resposta é: Planejamento!

Um bom plano de estudos, além de disciplina e determinação para segui-lo a risca, é o que você precisa para obter ótimas notas no Enem 2014 e conquistar seus objetivos. Se você ainda não criou o seu, não se desespere, ainda há tempo e vamos lhe dar uma forcinha para fazê-lo agora mesmo.

A elaboração de um planejamento de estudos envolve basicamente três pontos: um calendário / cronograma de estudos, execução e avaliação. Vamos conhecer a importância de cada um deles.

1- Calendário / Cronograma: Partindo da menor parte para a maior, comecemos pelo cronograma. É ele quem determinará a sua rotina, detalhando quais e quantos dias da semana irá estudar, quantas horas por dia e quais matérias em cada dia. Para aprender como fazer seu cronograma de estudos semanal, veja esta matéria.

Já o calendário envolve o período todo, no caso do Enem 2014, que é o objetivo final, 7 meses. Você pode e deve dividir esse tempo em prazos menores (mensais e semanais), colocando submetas (matérias / conteúdos do Enem) a serem atingidas nesses espaços de tempo mais curtos. Essa divisão em objetivos mais próximos é essencial para se chegar sem atrasos no final desta empreitada.

2- Execução: De nada adianta um bom planejamento se você não consegue respeitá-lo fielmente. As palavras chave aqui são disciplina, determinação, foco e bom senso. Coloque na sua cabeça que, para se atingir o objetivo final, seja ele qual for, é preciso muita força de vontade. Só não esqueça que, diversão, vida social e boas horas de sono não devem deixar de fazer parte de seu cotidiano. Se o seu planejamento está deixando de lado estes momentos, trate de repensá-lo.

3- Avaliação: A melhor maneira de saber se o seu plano de estudos está sendo realmente eficiente, é testando! Portanto, participar de provas e simulados é fundamental, de preferência com uma frequência mensal! Uma dica aqui é que conheça nossas Apostilas para o Enem 2014,  que trazem as últimas 5 edições do exame para você resolver e depois estudar pelas explicações / comentários de nossos professores.

Ainda neste tópico, caso perceba que os resultados estão muito abaixo de suas metas, reflita sobre seu planejamento de estudo, busque pontos que acha que devem ser melhorados e mude, sem medo. Não se prenda a algo que não está te levando a atingir seu objetivo final!

Como pôde perceber, a criação de um plano de estudos não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, se bem elaborado, vai nortear e facilitar muito sua organização e caminhada até a aplicação das provas.

Nossa última dica é para que nunca perca de vista seu objetivo principal. Centenas de estudos mostram que as pessoas que têm metas bem definidas possuem chances muito maiores de alcançá-las do que os outros. Seja ingressar no ensino superior, obter o certificado do ensino médio ou qualquer outra coisa, seu objetivo é arrebentar no Enem 2014! Não se esqueça disso, especialmente nos momentos mais difíceis.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.