Saiba Como Imprimir o Boleto da Taxa de Inscrição do Enem 2017

Realizar a inscrição online no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017),cujo prazo segue até 19 de maio, não é o suficiente para garantir a participação na prova deste ano. Além disso, é preciso quitar o boleto referente a taxa no valor de R$ 82, que tem vencimento em 24 de maio.

Antes de mostrar como gerar e imprimir o GRU – Guia de Recolhimento da União – da inscrição do Enem, vale esclarecer que a os estudantes concluintes do ensino médio neste ano em escolas públicas estão automaticamente isentos deste valor. Além destes, inscritos no CadUnico ou candidatos de família de baixa renda que se enquadram nas regras da Lei nº 12.799/2013 também podem solicitar a isenção. Todas as informações sobre o assunto podem ser consultadas aqui.

Quem ainda não se inscreveu no Enem 2017 deverá fazê-lo seguindo os passos deste artigo. Ao final do processo, o participante que não atender as exigências para a gratuidade deverão seguir os seguintes passos para gerar/imprimir o arquivo do boleto:

    1. Acessar a página de acompanhamento da inscrição no exame na internet, pelo endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante;
    2. Fazer o login em sua área no sistema inserindo o CPF e a senha cadastrados, além de selecionar a imagem solicitada;
    3. Logo na tela inicial o candidato já irá se deparar com o status da inscrição pelo aviso “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”. Basta rolar a tela que o boleto fica logo na sequência, conforme imagem abaixo;

  1. Logo abaixo do boleto, no canto direito, haverá um botão “imprimir GRU”. Basta clicar sobre ele que o arquivo será impresso.

Apesar de ser gerado pelo Banco do Brasil, o guia de recolhimento poderá ser pago em qualquer agência bancária (Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica e outros), casas lotéricas ou unidade dos Correios. Conforme dito anteriormente, o dia limite para pagamento é 24 de maio e quem quitar o boleto em data posterior ou perder o prazo estará automaticamente fora do Enem 2017.

É importante mencionar, ainda, que após o pagamento o banco pode levar até 5 dias úteis para compensar o pagamento, de forma que é normal que o status da inscrição permaneça por alguns dias (ou até semanas) como “inscrição não confirmada – aguardando pagamento”.

Dúvidas? Assista o vídeo abaixo!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.