Saiba Como Recuperar a Senha do Encceja 2018

Se você é candidato ao Encceja 2018 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, deve saber que todos os eventos importantes relacionados a avaliação, como consulta ao local de prova, cartão de confirmação de inscrição e consulta ao resultado, entre outros, são feitos online.

Para isso, o inscrito deve entrar sempre no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com número do CPF e senha cadastrados. E será justamente esse o tema desta matéria, a recuperação da senha do Encceja. Veja no passo a passo a seguir como obter uma senha provisória e depois como redefini-la.

  1. acesse a página do participante do exame, por meio do endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja (imagem);

  2. preencha o campo em branco com os 11 dígitos do seu CPF, escolha a figura solicitada na tela de login e depois clique no link “Esqueci minha senha“, que fica no canto inferior direito do quadro;
  3. na sequência, verifique e confirme o seu endereço de e-mail, complete mais uma vez o desafio da figura e vá na opção “Enviar nova senha por e-mail“;

  4. vá para a caixa de entrada do e-mail indicado para verificar a nova senha provisória (caso não encontre a mensagem, recomendamos procurar na caixa de spam);
  5. depois é só retornar para a página do participante, completar novamente o campo com o CPF, inserir a senha provisória enviada automaticamente e selecionar a figura solicitada. Uma vez logado no sistema, o candidato poderá digitar uma senha definitiva de sua preferência.

O processo termina aí para quem tem acesso ao e-mail cadastrado no sistema do Inep / Encceja 2018 durante o período de inscrições. Já quem não tem mais como entrar nesse e-mail ou o endereço indicado estiver incorreto, será necessário seguir um caminho diferente a partir do terceiro passo.

Nessa situação, o participante deverá ir em “Não tenho acesso a este e-mail” e em seguida, conferir se o número de celular que foi cadastrado está correto. Em caso positivo, basta responder ao desafio e ir na opção “Enviar nova senha por SMS“. Depois é só usar checar a senha enviada por mensagem de texto no aparelho e digitá-la na tela de login do sistema.

Por fim, se o inscrito não tiver mais o número de celular informado na inscrição, será necessário selecionar a opção “Não tenho acesso a este telefone celular” e posteriormente editar os dados de cadastro (e-mail e número de telefone), para usá-los nos procedimentos anteriores de recuperação de senha.

Quem tiver qualquer dificuldade não descrita neste artigo ou se deparar com problemas técnicos do sistema deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC) para relatar o ocorrido e buscar uma solução. O telefone é 0800 616161 e a ligação é gratuita.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.