Saiba o que é obrigatório, proibido e permitido no Enem 2014

Está chegando a hora! Amanhã terá início o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 para você e milhões de candidatos do Brasil inteiro. Não há mais tempo para focar nos estudos, afinal não é possível compensar um ano todo de preparação em algumas horas.

Entretanto, além de relaxar a mente e o corpo, nestes últimos instantes você deve separar um tempinho para entender as regras do Enem e assim evitar problemas inesperados por falta de informação ou conhecimento do funcionamento do exame.

Fique tranquilo que, como sempre, o Portal infoEnem vai facilitar sua vida. Nas linhas abaixo você verá tudo o que é permitido e não é permitido ao candidato, bem como alguns de seus deveres. Confira:

O que é obrigatório levar nas provas

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de outra cor de tinta inclusive impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.
  • Documento de identificação original com foto, lembrando que não serão aceitos cópias de documentos. Clique aqui para ver a lista de documentos válidos;

O que é proibido levar nas provas

  • Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações;
  • Aparelhos eletrônicos como: calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Utilizar acessórios com óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • Armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.

O que é permitido levar nos dias das provas

Esclarecemos que as indicações deste tópico são opcionais, isto é, fica a critério do candidato portá-las ou não;

  • O participante poderá levar para a sala de provas alimentos (chocolate, barras de cereais, salgadinhos etc.) e bebidas como água, refrigerante, suco e energético;
  • Nossa recomendação é para que leve alimentos leves e de consumo prático. Realizar uma prova de 4 a 5 horas sem ingestão de nenhum alimento não é ideal.

O que pode eliminar o candidato

  • Atraso! O Inep é bem objetivo ao informar que os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Independentemente do motivo, atrasos não serão aceitos. Apesar do Edital do Enem 2014 permitir que um inscrito que não realizou a prova num dia participe do outro, perder metade da nota compromete completamente as pretensões de qualquer participante. Para saber o horário de início das provas em seu estado, já considerando as diferenças de fuso-horário e o horário de verão, leia este artigo.
  • Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
  • Portar qualquer um dos objetos ou vestir quaisquer dos acessórios indicados no tópico “O que é proibido levar nas provas”;
  • Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação;
  • Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante;

Agora que você já sabe as principais regras do Enem 2014, providencie tudo o que precisa para chegar na prova tranquilo e dar o seu melhor.

Fonte: Inep

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.