Saiba o Que Pode Eliminar o Candidato do Enem 2015

Hoje começam as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. Nesse período de nervosismo é importante lembrar aos candidatos as regras do jogo, ou seja, quais as instruções importantes para que o exame seja realizado com tranquilidade. Além disso, abordaremos o que não pode ser feito durante a prova, sob a penalidade de ser eliminado.

Antes de iniciarmos, é fundamental que o candidato conheça com antecedência o local onde fará as provas, o que pode ser consultado seguindo o passo-a-passo descrito aqui. Em segundo lugar, veja nosso artigo que detalha o que você pode, deve e não deve levar no dia da prova.

A primeira falha que pode retirar um participante do exame é o atraso. Os portões abrirão ao meio dia (12h) e fecharão às 13 horas em ponto, de acordo com o horário de Brasília. Para ver os estados que não seguem o horário de Brasília e constituem exceção, confira esta matéria. De qualquer modo, aqueles que chegarem após o horário de fechamento dos portões não poderão, em hipótese alguma, acessar o local de prova. Para evitar que isso ocorra, é recomendável conhecer o trajeto até o local antes da hora do exame. Além disso, lembre-se que poderá haver tráfego lento na região onde ocorrerá a prova. Sendo assim, evite possíveis atrasados saindo com antecedência de sua residência.

A segunda falha que poderá eliminar o candidato do exame é a utilização de quaisquer elementos que não sejam uma caneta de tinta preta fabricada em material transparente. Essa regra abrange desde o uso de materiais didáticos como lápis e borracha até a utilização de aparelhos eletrônicos, relógios e óculos escuros. No momento do exame os fiscais de sala distribuirão uma embalagem com lacre para cada participante guardar seus pertences. A violação do lacre ou manipulação da embalagem durante a prova é proibida.

enem_logo

Uma nova regra criada para este ano é que o candidato deverá aguardar na sala em que fará as provas das 13h00min às 13h30min, para os estados que seguem o horário de Brasília, para iniciar suas provas. Caso isso não seja obedecido, o candidato estará eliminado do exame. Outra regra relacionada a horários estabelece que os participantes não podem sair da sala antes de decorridas 2 horas do início das provas, sendo eliminado caso isso ocorra. Para que seja possível levar o caderno de questões, é necessário esperar até os últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala só são liberados juntos.

Como todos sabem, qualquer forma de consulta ou comunicação com outro participante também pode eliminar o candidato. Dessa forma, evite murmurar durante a prova ou olhar para trás, pois o chefe de sala poderá achar esses comportamentos suspeitos.

A redação, que será feita amanhã, deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema, expressa a partir de uma frase ou oração (tema), e de textos motivadores. Além das regras acima citadas, a redação possui alguns critérios próprios que podem fazer com que você tire zero, que são:

  1. Fugir ao tema: não atender a proposta solicitada dentro do recorte temático;
  2. Fugir ao gênero: produzir um texto que não seja do tipo dissertativo-argumentativo;
  3. Folha em branco: entregar a Folha de Redação sem texto escrito;
  4. Texto insuficiente: entregar a folha de redação com apenas (até) sete linhas;
  5. A ocorrência de impropérios, desenhos e elementos que possibilitem a identificação do candidato;
  6. Desrespeito aos direitos humanos durante o desenvolvimento do texto;
  7. Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.