Saiba quais documentos levar no Enem 2014

No próximo final de semana você e mais 8,7 milhões de candidatos prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio em todo o Brasil. Além da dedicação aos estudos e preparação, nesta reta final também é importante dar uma atenção especial a algumas regras do Enem 2014. E o assunto de hoje é a documentação exigida / aceita para entrada na sala de provas.

A primeira informação que você deve saber neste momento é que o cartão de confirmação da inscrição, que informa os dados pessoais do participante e o local de realização da prova, não precisa ser apresentado no momento do exame. Como o próprio nome diz, ele confirma a participação do candidato no Enem. Caso não tenha recebido o seu pelo correio, acesse a versão online seguindo estes passos.

Dito isto, esclarecemos que será obrigatória a apresentação de apenas um documento de identificação original com foto. Será aceito qualquer um que integra a lista abaixo, confira:

  • Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ainda orienta que, no caso de extravio ou furto da documentação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data máxima de 3 meses (90 dias) antes da aplicação do Enem. Em outros palavras, será aceito o BO que for datado do dia 8 de agosto em diante.

Recomendamos aos coordenadores, diretores e professores que divulguem esta matéria em sites e nas redes sociais, evitando que seus estudantes tenham problemas no acesso às salas na hora das provas.

Fonte: Inep

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.