Saiba Tudo Sobre a Lista de Espera do Sisu 2022/1

Terminadas as inscrições para o Sisu 2022/1, os alunos que foram aprovados precisam preparar os documentos necessários para a inscrição nos cursos, enquanto os alunos que não foram aprovados podem aproveitar os próximos programas de seleção (como o ProUni e o Fies), ou ainda participar da lista de espera do Sisu 2022/1. Desta maneira, vamos apresentar a seguir as principais informações sobre a lista de espera do Sisu 2022, destacando quais são os alunos que podem participar desta lista e qual é o procedimento de inscrição.

Qual o prazo para inscrição na lista de espera do Sisu 2022/1?

A primeira informação que deve ser conhecida pelos alunos são as datas de inscrição para a lista de espera. Como você já deve imaginar, a lista de espera deve acontecer após o período de matrículas da primeira chamada. Sendo assim, você poderá se inscrever para a lista de chamada entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março. Já a convocação dos estudantes desta lista será feita a partir do dia 10 de março, pelas instituições participantes.

Como participar da lista de espera do Sisu 2022/1?

Também é muito importante que o aluno entenda quais são os critérios necessários para poder participar da lista de espera do Sisu 2022/1. Primeiramente, é necessário que o aluno não tenha sido aprovado em nenhuma das duas opções de curso, ou seja, se você for aprovado na primeira ou segunda opção de curso, não será possível participar da lista de espera. Se você não foi aprovado em nenhuma das opções de curso, poderá participar da lista de espera para uma das duas opções inicialmente selecionadas. Para isso, basta clicar sobre a opção “Participar da Lista de Espera”.

Quando serão divulgados os resultados das listas de espera e como acessá-los?

Como você deve imaginar, os resultados da lista de espera só estarão disponíveis após o término das chamadas regulares. Sendo assim, a primeira convocação dos alunos participantes da lista de espera será realizada no dia 10 de março. É importante destacar que esta divulgação não será realizada no portal do Sisu, e sim no portal de cada instituição. Desta maneira, é importante que você fique de olho nos portais da instituição selecionada para verificar as listas de convocação. Afinal, o número de vagas e chamadas será diferente para cada universidade.

Posso participar do ProUni?

Por fim, vamos sanar uma dúvida recorrente entre os alunos. Os candidatos que estiverem na lista de espera das instituições públicas podem participar do ProUni normalmente. Caso você seja aprovado nas duas situações, terá de escolher pela vaga proveniente do Sisu ou ProUni.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação algumas informações muito importantes relacionadas com a lista de espera do Sisu 2022/1, que costuma resultar em uma grande quantidade de cagas em instituições públicas de ensino superior.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/