Saiba Tudo Sobre as Inscrições Para o Encceja 2022

As inscrições para o Encceja 2022 estão abertas! O exame mais importante para jovens e adultos do país que desejam concluir o ensino fundamental e médio está com inscrições abertas até o dia 04 de junho. Desta maneira, você pode acompanhar a seguir as principais informações sobre este exame, destacando as datas das provas e quem pode participar do Encceja 2022.

Principais datas do Encceja 2022

A primeira informação importante para quem deseja participar do Encceja 2022 são as datas do exame. Essas datas interferem diretamente na preparação do candidato, assim como são importantes para que você não perca o prazo de inscrição. Dito isso, veja a seguir as datas do Encceja 2022:

  • Inscrições: Entre 24 de maio e 04 de junho.
  • Aplicação das provas: 28 de agosto.

Quem pode participar do Encceja 2022?

Estão aptos a participar do Encceja 2022 todos os candidatos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio durante a idade estudantil. Para tentar o certificado de ensino fundamental é necessário que o candidato tenha pelo menos 15 anos e para tentar o diploma do ensino médio é necessário que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos.

Como funcionam as provas do Encceja 2022?

Também é muito importante que os candidatos compreendam como funcionam as provas do Encceja 2022. Ambos os exames são compostos por 4 provas com 30 questões cada, além de uma prova de redação. Para o ensino fundamental, veja o conteúdo de cada prova:

  • Prova I: 30 questões de Ciências Naturais.
  • Prova II: 30 questões de matemática.
  • Prova III 30 questões de Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física.
  • Prova IV: 30 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Já as provas do ensino médio possuem a seguinte composição:

  • Prova I: 30 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
  • Prova II: 30 questões de Matemática e Suas Tecnologias.
  • Prova III: 30 questões de Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física.
  • Prova IV: 30 questões de ciências humanas e suas tecnologias.

É importante destacar também que, caso o aluno já tenha participado do Encceja anteriormente e tenha sido aprovado em pelo menos uma das provas, não será necessário repetir as provas em que foi aprovado!

As provas I e II serão aplicadas no período da manhã, das 09h às 13h. Já as provas III e IV serão aplicadas no período da tarde, entre as 15h30 e 20h30.

Como realizar a inscrição para o Encceja 2022?

Por fim, é importante destacar como deve ser feita a inscrição para o Encceja 2022. As inscrições são recebidas pelo site do Encceja Nacional ou pelo site Gov.br do Governo Federal. Em ambos os casos, você deverá utilizar a sua conta Gov.br para realizar a inscrição. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher as áreas do conhecimento que deseja participar, assim como o município de aplicação das provas.

Desta maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as principais informações sobre o Encceja 2022. Um dos exames mais importantes do país, o Encceja é muito interessante para jovens e adultos que desejam obter o certificado do ensino fundamental ou médio.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/