Saiba Tudo Sobre as Inscrições Para o Enem 2022

Na última terça-feira (10/05) foram abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 (Enem 2022), o vestibular mais importante do país! As inscrições ficarão abertas até o dia 21 de maio, mas é recomendado que você se inscreva o quanto antes, para evitar imprevistos e não fica de fora deste exame. A seguir, serão apresentadas as principais informações sobre o período de inscrições para o Enem 2022, fornecendo também os links para que você realize a sua inscrição neste exame.

Onde realizar a inscrição para o Enem 2022?

O primeiro passo para realizar a sua inscrição no Enem 2022 é acessar a Página do Participante do Enem. Na Página do participante, você deverá realizar o login utilizando o login único do Governo Federal (Gov.br) ou ainda fornecer todos os dados solicitados pela assistente virtual. Feito isso, o candidato deverá selecionar a opção de língua estrangeira que deseja participar (entre inglês e espanhol) e também a opção pela prova digital ou impressa, além de preencher um questionário socioeconômico solicitado pela plataforma. Selecionadas as opções, o candidato será encaminhado para a etapa de pagamento!

Qual o valor da taxa de inscrição?

Outra informação importante para os candidatos que participarão do Enem 2022 é o valor da taxa de inscrição. Pelo quarto ano consecutivo, o valor da taxa de inscrição do Enem será de R$ 85. Este valor pode ser pago até o dia 27 de maio e, além do boleto bancário, você também poderá realizar o pagamento utilizando cartão de crédito ou pix.

Candidatos que conseguiram a isenção da taxa de matrícula também devem se inscrever!

Também é muito importante ressaltar que os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e tiveram seu pedido ou recurso aprovado precisam realizar a inscrição para o Enem 2022. O processo de inscrição será exatamente o mesmo dos demais candidatos, sendo que o boleto para pagamento não será gerado no final do processo. Portanto, não se esqueça de realizar a inscrição até o dia 21!

Enem digital para mais de 100 mil candidatos!

Como destacamos anteriormente, os candidatos podem optar por realizar a prova impressa ou digital do Enem 2022. No total, serão ofertadas 101.100 vagas para a prova digital. Portanto, se você tem interesse em participar do Enem digital, é recomendo realizar a sua inscrição o mais rápido possível!

Quando serão aplicadas as provas do Enem 2022?

Por fim, é importante destacarmos quando serão aplicadas as provas do Enem. Ambas as provas (digital e impressa) estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Desta maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as principais informações sobre as inscrições para o Enem 2022. O Enem é o exame mais importante do país em sua categoria, e são esperados milhões de candidatos para esta aplicação.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/