Saiba tudo sobre o Eclipse Solar de hoje!

Em nossa postagem de hoje, vamos falar sobre o Eclipse Solar, um fenômeno raro que ocorre em nosso planeta e que poderemos acompanhar parcialmente no dia de hoje! Além disso, vamos apresentar também a diferença entre o Eclipse Solar e o Eclipse Lunar. No final da postagem, será mostrada uma questão retirada do próprio Enem, com o objetivo de demonstrar como este conteúdo pode ser e já foi abordado durante o exame.

Sobre o Eclipse Solar

Um eclipse solar é extremamente raro, e teremos a possibilidade de vê-lo parcialmente de diversas regiões do Brasil. De acordo com os especialistas, hoje (14/12) a lua nova passará sobre a face do sol, e será capaz de cobri-lo por cerca de dois minutos, o que transformará momentaneamente o dia em noite! No entanto, o fenômeno só poderá ser totalmente observado em alguns pontos do Chile e também da Argentina.

No Brasil, poderemos observar o evento parcialmente, em algumas regiões. No Rio Grande do Sul, será possível observar cerca de 60% do sol encoberto, no Paraná 50% do fenômeno poderá ser visto, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro poderão observar até 40% do sol encoberto. O eclipse parcial deverá ter início às 11h33 (horário de Brasília, e terminará às 15h53. A NASA também transmitirá ao vivo o fenômeno, através deste link!

O que são eclipses?

Um eclipse é definido como um fenômeno astronômico em que acontece um escurecimento total ou parcial de um astro em virtude da passagem de um corpo celeste em frente uma fonte de luz. Podemos observar eclipses lunares ou solares.

Eclipse Solar

Um eclipse solar, como o que acontecerá em breve, acontece quando a lua fica posicionada entre o Sol e a Terra, projetando assim a sua sombra sobre parte da superfície terrestre. Diante disso, uma pequena região do planeta fica totalmente coberta pela sombra da lua, que recebe o nome de umbra. Outra parcela do planeta fica parcialmente encoberta pela sombra, e recebe o nome de penumbra. Observe a seguir um esquema representando como ocorre o eclipse solar:

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48845248

Eclipse lunar

Já em um eclipse lunar, a sombra da Terra é projetada sobre a lua, cobrindo-a. Uma vez que o tamanho da Terra é maior que o da lua, assim como o posicionamento de ambos durante o fenômeno, a Terra pode cobrir totalmente a lua! Além disso, os eclipses lunares ocorrem com uma frequência maior que os solares. Observe a seguir um esquema de um eclipse lunar:

Fonte: https://www.todamateria.com.br/eclipse-lunar/

Questão do Enem

Um fenômeno tão interessante como um eclipse pode ser abordado de diversas maneiras na prova do Enem! Para ilustrar como o conteúdo pode ser abordado durante o exame, vamos apresentar a seguir uma questão retirada do próprio Enem, que aborda o funcionamento do fenômeno.

“A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.

Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo.

As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:”

a) III, V e II

b) II, III e V

c) II, IV e III

d) I, II e III

e) I, II e V.

Alternativa correta: A.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/