Saiba Tudo Sobre o Vestibular da Unesp 2023

Na última semana, uma das instituições de ensino superior mais importantes do país, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) divulgou as principais informações sobre os vestibulares para o ingresso no ano de 2023. Além das datas de inscrições, também foram divulgadas as datas de aplicação das provas de ambas as fases. A seguir, você pode conferir as principais informações sobre as provas da Unesp 2023.

Principais datas da Unesp 2023

Sem dúvidas, uma das informações mais importantes para candidatos que participarão do vestibular da Unesp são as datas do exame. Assim como ocorreu na maioria dos anos anteriores, a Unesp e as outras duas universidades estaduais paulistas (USP e Unicamp) planejaram o seu calendário de forma que os vestibulandos possam realizar ambas as provas. A seguir, você confere as principais datas do vestibular da Unesp 2023.

  • Divulgação do edital: Previsto para o mês de agosto.
  • Inscrições para o vestibular da Unesp 2023: Entre 5 de setembro e 10 de outubro.
  • Aplicação das provas da primeira fase: 15 de novembro.
  • Aplicação das provas da segunda fase: 19 de dezembro.
  • Divulgação dos candidatos aprovados em primeira chamada: 6 de fevereiro de 2023.

Maiores informações serão divulgadas em agosto

Apesar de as datas apresentadas no tópico acima possuírem muita importância para os alunos em preparação, ainda faltam muitas informações importantes para os alunos que participarão das provas, como os períodos para solicitação da isenção da taxa de inscrição da Unesp 2023 e também o total de cursos, cidades e vagas disponíveis para a edição 2023 do vestibular. Todas essas informações deverão ser fornecidas com o edital da Unesp 2023, que será divulgado no mês de agosto. Mas fique tranquilo que traremos esta informação para você!

Fundação Vunesp será a responsável pelas provas

Assim como ocorreu nos anos anteriores, a fundação Vunesp será a responsável pela aplicação das provas. Uma das instituições mais importantes do país para a aplicação de provas de vestibulares e concursos, a Vunesp é a responsável pela divulgação das informações deste exame, que podem ser consultados através da página oficial da fundação.

Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP)

Para o vestibular 2023 da Unesp, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) será utilizado. Este sistema garante pelo menos 50% das vagas de cada curso ofertado pela Unesp para alunos que tenham feito o ensino médio integralmente em escola pública. Os alunos de escola pública são maioria nos ingressantes de cursos da Unesp desde o ano de 2017.

Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação as principais informações sobre o vestibular da Unesp 2023. Maiores informações sobre este vestibular serão apresentadas durante o mês de agosto, mas estes dados preliminares auxiliam na preparação e organização dos alunos que desejam participar de um dos vestibulares mais importantes o país.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/