Segundo Mercadante, banco de questões do Enem teve crescimento excepcional

Segundo matéria divulgada no site da Agência Brasil, o Ministro da Educação Aloizio Mercadante afirmou ontem, dia 14 de agosto, que o banco de questões que abastece as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aumentou significativamente. Embora não tenha revelado o atual número de itens do banco, o ministro da Educação classificou o crescimento como “excepcional”, além de garantir que todas as questões foram testadas e que o pré-teste “foi um sucesso”.

Vale ressaltar que o referido banco de questões é responsabilidade do Inep. Para fazer parte do banco, cada item passa por um pré-teste, que avalia se a questão é válida e qual é o seu grau de dificuldade. Os estudantes que participam do pré-teste são selecionados de forma aleatória e, após resolverem o caderno de questões, devolvem todo o material, que é completamente incinerado.

Além de comentar sobre o banco de questões, Aloísio Mercadante aproveitou a coletiva e falou sobre os preparativos para a edição deste ano do Enem, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro. De acordo com o ministro, “está dentro do planejado”. Neste momento, estão sendo feitas as capacitações dos profissionais que trabalharão no exame e na correção da redação. Até o dia 25 deste mês de agosto, os coordenadores e assistentes que trabalharão na aplicação da prova receberão formação à distância.

O MEC também aumentou o número de pessoas e de cidades que irão fazer parte da aplicação do exame deste ano. E não é para menos. Para se ter uma ideia de toda a logística que envolverá o exame, basta lembrar que o Enem de 2013 teve número recorde de inscritos, totalizando 7.173.574. E, conforme garantiu o próprio ministro, as edições dos próximos anos devem superar a casa dos 9 milhões.

Ainda segundo Mercadante, outro ponto importante que motivou o aumento do pessoal envolvido foi o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que seleciona candidatos para cursos gratuitos de ensino técnico com base no desempenho no Enem. A primeira edição do Sisutec, que aconteceu neste mês e que utilizou a edição do ano passado, registrou 737.229 inscrições de 383.080 candidatos. Para o MEC, o interesse em cursos técnicos também deve contribuir para aumentar consideravelmente o número de inscritos no exame para os próximos anos.

De acordo com o ministro, as provas do Enem já estão sendo produzidas e, ainda neste mês de agosto, será lançado o Guia do Participante 2013.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.