Dentre as mais de 100 mil vagas que serão oferecidas pela primeira edição do Sisu 2012, o Rio de Janeiro é o estado que concentra maior quantidade. Ao todo serão 14.137, o que representa 13% do total disponibilizado pelo sistema. Além disso, o Rio também lidera a quantidade de instituições participantes, que somam 15, assim como acontece em Minas Gerais.

Do total de vagas ofertadas pelo estado, mais da metade concentra-se nas universidades federais, em especial na UFRJ, que detém maior número de oportunidades. Já a participação dos institutos é mais discreta, com exceção do IFRJ, que oferece inclusive mais vagas que a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) .

Importante destacar que esses números devem aumentar para 2013. A Universidade Federal Fluminense (UFF), que esse ano disponibilizou 20% de suas vagas para o Sisu, já confirmou o fim do seu tradicional vestibular, aderindo assim totalmente ao sistema do MEC.

Vale lembrar ainda que no meio deste rol de instituições públicas do Rio que aderiram ao sistema do Ministério da Educação, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) foi a única que ficou de fora.

Desta maneira o Rio de Janeiro lidera em todos os aspectos os números do Sisu, deixando para trás estados como São Paulo e Minas Gerais. Abaixo segue a tabela com a quantidade de vagas oferecidas por cada instituição do Rio de Janeiro no Sisu 2012.

 

Saiba mais:

Sisu 2012: Vagas na região Nordeste

Sisu 2012: Vagas em São Paulo

Sisu 2012: Vagas na região Centro-Oeste

Sisu 2012: Vagas em Minas Gerais

Cronograma do Sisu 2012

O que é Sisu?

 

 

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.