A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou que disponibilizará 4.442 vagas em 89 cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016, que deve ocorrer no próximo mês de janeiro. Esse montante já inclui as 45 novas carteiras para o curso de medicina do Campus Anísio Teixeira, anunciadas recentemente.
Todas as carreiras serão oferecidas nas unidades da instituição localizadas na capital Salvador e também em Vitória da Conquista, sendo divididos da seguinte maneira: Cursos de Progressão Linear (CPL), Cursos Superiores de Tecnologia (CST) e Bacharelado Interdisciplinar (BI).
Além da oferta geral de vagas, a UFBA também divulgou os pesos e as notas mínimas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além das demais regras para participação no Sisu. De acordo com o documento, para poder concorrer a um dos cursos da federal baiana será necessário ter obtido pelo menos 200 pontos na redação. Já o desempenho mínimo das provas objetivas varia conforme o curso. Você pode consultá-los aqui.
Vale mencionar também que há uma lista de cursos cujas vagas não serão ocupadas pelo Sisu: Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Superior de Decoração; Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro; Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música e Música Popular. Para estes casos haverá uma seleção especial, que levará em conta as notas do Enem e também testes de habilidade específica.
O processo seletivo do Sisu ainda não tem data definida para ocorrer. Por utilizar as notas do Enem como critério de classificação, o sistema só será aberto após a liberação do resultado do exame, que deve ocorrer em janeiro.
1 comment
fiquei muito triste ,pois eu não consegui o fies nem pro uni,nada de bolsas oferecidas pelo governo.parece que só as pessoas que tem um poder aquisitivo usufrui desses beneficios dado pelo governo,cláro que pagamos impostos altissimos,para não termos direito a educação.pior nem a saúde.