Sisu 2016: UFPE Anuncia Oferta de Quase 7 Mil Vagas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, através de sua assessoria de comunicação social, que irá oferecer 6.972 vagas em 96 opções de cursos presenciais de graduação no Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2016.

Os cursos anunciados têm como sede as unidades de Recife, Vitória e Agreste (Caruaru), sendo que 50% do total de vagas de cada carreira será destinado para candidatos que concorrerem na modalidade de cotistas. Esta inclui estudantes que realizaram todo o ensino médio em escolas públicas e, dentro deste grupo, ainda há reserva para negros, índios e pardos, de acordo com porcentagem dessas populações no estado de Pernambuco, conforme dados do IBGE.

Vale mencionar que houve aumento na oferta de vagas pelo Sisu em relação a edição do primeiro semestre de 2015, quando foram disponibilizadas 6.562. Isso se explica a inclusão no sistema de vagas de cursos já existentes que eram oferecidas fora do sistema, a exemplo grupo Engenharias CTG e do curso de Engenharia Civil, no campus Agreste.

A próxima edição do Sisu utilizará exclusivamente as notas do Enem 2015 como critério de seleção de estudantes. Cada instituição participante tem autonomia para utilizar o desempenho do exame nacional com seus próprios critérios. A UFPE já informou que manterá os mesmos pesos e notas mínimas do ano passado no Sisu 2016 (veja aqui).

A instituição também confirmou que manterá argumento de inclusão regional para os estudantes que residem no entorno dos campi Vitória e Agreste e que realizaram todo o ensino médio em escolas públicas destas localidades. Desta forma, candidatos destas regiões que se inscreverem para cursos oferecidos no interior terão acréscimo de 10% na sua nota final do Enem.

Por fim, a matéria esclareceu que as variações do curso de música (canto, instrumento e licenciatura) e dança (licenciatura) não terão suas vagas ocupadas por meio do Sisu 2016, sendo que farão processo seletivo específico.

Fonte: ufpe.br/agencia

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.