SISU: Conhecendo Melhor a UFSCar

Estamos muito próximos das primeiras aplicações do Enem 2021! Isso significa que, além da reta final de preparação para o exame mais importante do país, podemos também começar a pensar nas universidades em que tentaremos uma vaga, assim como as melhores opções de curso para o seu caso. Para este tipo de preparação, é fundamental conhecermos as principais universidades do país, assim como os cursos oferecidos por cada uma destas instituições. Com base nisso, vamos apresentar a seguir as principais informações e um pouco da história da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), comentando também sobre os principais cursos desta instituição.

Sobre a UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma das mais conhecidas e tradicionais do Brasil. Fundada oficialmente no ano de 1968, a UFSCar foi a primeira universidade federal criada no Estado de São Paulo, e até hoje é a única localizada no interior do estado. Atualmente, a UFSCar está entre as 10 melhores universidades do país, obtendo a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), que é divulgado peno Inep e vinculado ao MEC. Desta maneira, podemos considerar a UFSCar uma das melhores universidades do país, fazendo com que todos os seus campi sejam procurados pelos candidatos que participarão do Sisu.

Localização dos Campi da UFSCar

Outra informação importantíssima para os alunos são as localizações dos campi da UFSCar. Atualmente, a instituição conta com quatro campi no interior de São Paulo. A sede da universidade está na cidade de São Carlos, sendo também o maior campus da instituição, com mais de 200 mil metros quadrados de área construída, incluindo um complexo esportivo e alojamento estudantil. Os outros campi estão localizados nas cidades de Araras, Buri e Sorocaba. É importante destacar também que todas as unidades da UFSCar possuem biblioteca, laboratórios necessários para o curso e restaurante universitário.

Principais cursos

Se tratando de uma das maiores instituições de ensino do país, a UFSCar oferece cursos de excelência em seus quatro campi e em diferentes áreas do conhecimento. Vejamos a seguir alguns dos cursos da UFSCar e suas notas de corte de ampla concorrência na última edição do Sisu (note que, a nota de corte serve apenas para comparação, não sendo parâmetro para a aceitação no curso):

  • Engenharia elétrica (Campus Sede): 753 pontos;
  • Química (Campus Sede): 718 pontos;
  • Engenharia Mecânica (Campus Sede): 756 pontos;
  • Engenharia ambiental (Campus Buri): 702 pontos;
  • Psicologia (Campus Sede): 743 pontos;
  • Turismo (Campus Sorocaba): 653 pontos;
  • Administração (Campus Sorocaba): 722 pontos;
  • Biotecnologia (Campus Araras): 727 pontos;
  • Medicina (Campus Sede): 775 pontos;
  • Ciências Biológicas (Campus Sorocaba): 712 pontos.

Desta maneira, finalizamos a apresentação de uma das maiores universidades federais do país! Se você está pensando em ingressar na UFSCar, é fundamental que você conheça muito bem a instituição, e nossa publicação tem como objetivo guiá-lo nesta busca! Em nossas próximas publicações, apresentaremos outras universidades importantes que você pode ingressar através do Sistema de Seleção Unificada!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/