Em sociologia das organizações, burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

Com um olhar um pouco mais crítico, Marie von Ebner-Eschenbach, uma das mais importantes escritoras da língua alemã, afirmava que a “burocracia é a arte de transformar o possível em impossível.”

Embora austríaca, a definição da escritora parece se encaixar muito bem a nossa realidade brasileira. Tanto é verdade, que a tal burocracia acaba de aprontar mais uma.

Quem nos acompanha deve se lembrar. Há um mês, o infoEnem entrou em contato com o Ministério da Educação  para que o mesmo fornecesse um documento com todas as notas de corte do 1º SiSU de 2012.

Embora nossa equipe tenha sido atendida de maneira eficiente, conforme destacamos na época, nossa solicitação, após um mês de espera, não obteve nenhuma resposta concreta.

Segue todos os passos que tentamos.

1) Dia 15 de outubro – Entramos em contato pelo telefone 0800 616161 (Central de Atendimento do MEC). Fomos orientados a aguardar, pois a resposta chegaria via email.

2) Dia 18 de outubro – Sem resposta, abrimos outro protocolo via formulário online, disponível no site do MEC.

3) Dia 19 de outubro – MEC, em resposta aos dois protocolos, orienta a fazer cadastro e solicitação no sistema e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao  Cidadão).

4) Dia 22 de outubro – Cadastramos o pedido junto ao e-SIC, protocolo nº 23480018621201231. Os tramites referentes à nossa solicitação seguem na tabela abaixo, retirada do próprio relatório de pedido.

 

Em resumo: O MEC nos encaminhou para o e-SIC. Este já enviou nossa solicitação diversas vezes ao MEC. Até o momento, 16h30min de 12/11/2012, nosso pedido continua em tramitação.

O prazo de atendimento encerra-se as 23h59min de hoje. Com justificativa, esse prazo pode ser prorrogado por mais 10 dias.

Parece que Marie von Ebner-Eschenbach tinha razão.

 

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.