Sobre cartão de inscrição e local de prova do Enem 2014

Desde o início deste mês de outubro temos recebido inúmeras mensagens de e-mail de leitores / estudantes ansiosos e basicamente com a mesma dúvida: Quando vou receber meu cartão de confirmação de inscrição e saber o local onde fará o Enem 2014?

Primeiramente vamos esclarecer a relação entre o cartão e o local de prova. O primeiro consiste num documento oficial que será posta no correio pelo Ministério da Educação (MEC) para o endereço cadastrado por cada um dos 8,7 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.

O cartão de confirmação trará, entre dados pessoais e opções escolhidas pelos participantes no momento da inscrição, o local exato (escola ou universidade, prédio, bloco, sala etc.) onde o estudante realizará as provas desta edição do Enem.

A questão é que, tradicionalmente, o MEC tem enviado tais cartões dias antes da prova. Muitos inscritos, especialmente aqueles que prestarão o exame pela primeira vez, ficam ansiosos e pensam que não receberão o documento. Se você é um deles, acalme-se, o mesmo deve chegar em sua residência ainda neste mês, conforme previmos nesta matéria.

E se eu não receber meu cartão?

Por se tratar do maior exame do Brasil, com dimensões continentais, é absolutamente natural que uma pequena porcentagem dos candidatos não receba o cartão, seja por falha do MEC ou de logística do correio.

Se isso ocorrer com você, não se desespere. Todos os anos, após anunciar o envio dos cartões, o MEC disponibiliza o documento para consulta na internet, no sistema do Inep (órgão responsável pela organização do Enem). Neste momento será possível também fazer a impressão do documento.

E se mudei de endereço após as inscrições do Enem?

Muitos participantes mudaram-se de endereço durante o ano, o que obviamente resultará em não recebimento do cartão, uma vez que o mesmo será enviado para o endereço informado no momento da inscrição.

Como não é possível alterar este dado, a recomendação é que aguarda a liberação da consulta online para acessar o site do Inep e imprimir o documento.

O que fazer nestes últimos dias então?

A dica aqui é muito simples. Você deve aproveitar estas últimas semanas para acelerar os estudos e praticar o máximo que puder através da participação em simulados e resolução de provas anteriores (estratégia principal de nossas Apostilas Enem 2014).

Esfrie sua cabeça e esqueça o cartão de confirmação da inscrição. Basta ficar ligado aqui o maior Portal do Enem que informaremos quando o acesso ao cartão online for liberado pelo MEC/Inep.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.