Sobre o Cartão de Inscrição e Local de Prova no Enem 2015

Estamos a um mês e meio das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Além de dúvidas com relação a melhor forma de preparação, os candidatos também ficam ansiosos para saber a data de recebimento do cartão de confirmação de inscrição, que entre outras informações traz o local de realização das provas.

Primeiramente esclarecemos que, até a data de publicação desta matéria, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ainda não divulgou a data em que irá disponibilizar o cartão para os milhões de inscritos no exame.

Cartão de Inscrição do Enem 2014.
Cartão de inscrição impresso do Enem 2014.
Dito isto, reforçamos que neste ano o Instituto promoveu uma mudança em relação a forma de liberação do documento para os participantes. Até a edição de 2014 o cartão de confirmação era enviado via correio diretamente para endereço cadastrado na inscrição. De agora em diante, no entanto, o edital prevê que o mesmo será disponibilizado para consulta e impressão na internet, diretamente no área do candidato no sistema do Inep.

Tal medida certamente traz vantagens tanto para o governo quanto para os estudantes. No primeiro caso, porque poupa os custos com impressão e frete do correio, podendo levar a economia de aproximadamente 20 milhões de reais aos cofres públicos, em pleno ano de ajuste orçamentário. Já para os inscritos, fica mais prático acessar e imprimir o arquivo na internet, além de evitar correr o risco de não receber o cartão por conta de eventuais erros de logística do Correio.

Portanto, não gaste seu tempo preocupando-se com a chegada do documento, procure focar nos estudos nesta reta final de preparação. Basta manter-se ligado no Portal infoEnem, pois quando o acesso ao cartão de confirmação de inscrição for liberado divulgaremos em primeira mão aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.