Nada de Rio +20, construção da Usina de Belo Monte, homofobia ou copa do mundo de 2014.

O tema da redação do Exame nacional do Ensino Médio de 2012 foi “Movimento imigratórios para o Brasil no século XXI”.

Ou seja, inesperado. Caso precisássemos resumir, em apenas uma palavra, o tema da redação do Enem deste ano, a palavra escolhida certamente seria essa. Dentre todos meios de comunicação que tentaram antecipar a escolha, isso inclui o infoEnem, não encontramos nenhum que tenha acertado.

Posterior à proposta, foi transcrito aos candidatos três textos de apoio. O primeiro tratava da imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX. O segundo falava do grande número de haitianos que se dirigiram ao Acre depois do terremoto de 2010. O último  mostrava os destinos mais procurados pelos imigrantes bolivianos – entre eles, o Brasil.

É evidente que tal escolha, justamente por não ter aparecido em nenhuma lista de prováveis assuntos, causou muita apreensão entre os estudantes.

Entretanto, vale ressaltar que a escolha do tema agradou diversos professores da área. Dentre eles destacamos a análise de  Eduardo Antônio Lopes, professor de português do Anglo Vestibulares. “Esta proposta de redação do Enem, a nosso ver, só merece elogios. Acho que foi uma evolução aos anos anteriores. (…) É uma proposta atual, mas não necessariamente momentânea, e de bastante relevância.“

Outro ponto importante que o professor destaca é o cuidado que os estudantes deveriam ter quanto à proposta de intervenção. Segundo Eduardo, aderir uma intervenção em defesa do nosso mercado e da restrição à imigração pode ser encarado pelos corretores como uma postura xenofóbica, que vai totalmente contra o que se entende de direitos humanos. Portanto, tal postura poderia levar a anulação da redação do candidato.

E você? O que achou do tema da redação do Enem 2012?

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.