Sobre a Redação de Respostas de Questões Dissertativas

O candidato que está estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para vestibulares que têm questões dissertativas deve ter em mente que os processos de leitura e de escrita serão avaliados, nestes vestibulares, em dois momentos: na prova de redação e nas questões dissertativas, já que estas devem ser respondidas dissertativamente, principalmente se pensarmos nas disciplinas de humanas, de linguagens e até nas biológicas, já que as exatas concentram-se em cálculos, fórmulas, expressões etc.

Neste cenário, este candidato deve estar ciente que ele deverá escrever adequadamente, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, com coesão, coerência, clareza e objetividade não só na proposta de redação, mas também nas respostas das questões dissertativas. Não basta escrever a resposta certa, tem de escrevê-la da melhor maneira possível.

Começar a resposta retomando a pergunta é um dos modos mais simples e fáceis de escrever uma resposta para uma questão dissertativa. Ao retomar a pergunta, o candidato a transforma em resposta.

Não é adequado iniciar a resposta com um “pois”, algo muito comum entre os candidatos. Outros ainda começam com um “sim” ou “não” mesmo se a questão não pergunta nada, mas afirma alguma coisa. Parece que os candidatos estão tão acostumados com questões formuladas em torno de perguntas que nem percebem que há questões que são organizadas em torno de uma afirmação.

Quando algo assim acontece, o avaliador já nota que este candidato não leu a questão de maneira eficiente e se este primeiro passo não foi dado com eficiência, o segundo, responder a questão, provavelmente não será adequadamente realizado.

Além disso, o candidato deve ser o mais objetivo e específico possível, sem dar respostas circulares que não levam a lugar nenhum, como por exemplo:

O que esta aluna entende como “ruim”, “bom” e “mais ou menos bom”? O que isso quer dizer em termos econômico e cultural? Nada. Além da total falta de acentuação e do não uso das letras maiúsculas, a aluna não foi nem um pouco específica e objetiva e não respondeu, realmente, a questão.

Os candidatos devem se preocupar, igualmente, com a escrita da redação e com a escrita das respostas de questões dissertativas quando estas existem no vestibular, até porque leitura e escrita são processos importantíssimos e fundamentais ao longo de toda a vida.

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

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