Sustentabilidade e Meio Ambiente no Enem

A temática Sustentabilidade e Meio Ambiente é um assunto recorrente todos os anos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por ser interdisciplinar, pode ser cobrada nas cinco grandes frentes do Enem: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e Linguagens, Matemática e Redação.

Mas afinal, o que é Meio Ambiente? Segundo a Resolução nº 306 de 5 de julho de 2002 da CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), “Meio ambiente: conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.”. Podemos ver então que não se trata apenas de ecologia ou biologia como um todo, mas a temática envolve questões sociais, históricas, culturais entre outras.

Áreas de Conhecimento do Enem e Meio Ambiente

Nas questões referentes a Matemática e Linguagens, o assunto comumente é abordado contextualizando as perguntas. Já na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, as questões podem abranger o contexto social e histórico, além de problematizar atualidades relacionadas a desastres ambientais no Brasil e no Mundo. As Ciências da Natureza estão mais concentradas na parte ecológica e biológica geral no que diz respeito ao Meio Ambiente.

Devido às possibilidades de problematizações e necessidade eminente de soluções para as problemáticas ambientais, temas como sustentabilidade, consumismo, desmatamento, desastres e desequilíbrios ambientais podem ser centrais para o tema de Redação.

Confira abaixo, como as questões são contextualizadas com esse conteúdo.

(Enem 2019) Slow Food A favor da alimentação com prazer e da responsabilidade socioambiental, o slow food é um movimento que vai contra o ritmo acelerado de vida da maioria das pessoas hoje: o ritmo fast-food, que valoriza a rapidez e não a qualidade. Traduzido na alimentação, o fast-food está nos produtos artificiais, que, apesar de práticos, são péssimos à saúde: muito processados e muito distantes da sua natureza — como os lanches cheios de gorduras, os salgadinhos e biscoitos convencionais etc. etc.

 Agora, vamos deixar de lado o fast e entender melhor o slow food. Segundo esse movimento, o alimento deve ser:

• bom: tão gostoso que merece ser saboreado com calma, fazendo de cada refeição uma pausa especial do dia;

• limpo: bom à saúde do consumidor e dos produtores, sem prejudicar o meio ambiente nem os animais;

• justo: produzido com transparência e honestidade social e, de preferência, de produtores locais.

Deu pra ver que o slow food traz muita coisa interessante para o nosso dia a dia. Ele resgata valores tão importantes, mas que muitas vezes passam despercebidos. Não é à toa que ele já está contagiando o mundo todo, inclusive o nosso país. Disponível em: www.maeterra.com.br. Acesso em: 5 ago. 2017. Algumas palavras funcionam como marcadores textuais, atuando na organização dos textos e fazendo-os progredir. No segundo parágrafo desse texto, o marcador “agora”

A define o momento em que se realiza o fato descrito na frase.

B sinaliza a mudança de foco no tema que se vinha discutindo.

C promove uma comparação que se dá entre dois elementos do texto.

D indica uma oposição que se verifica entre o trecho anterior e o seguinte.

E delimita o resultado de uma ação que foi apresentada no trecho anterior.

Resposta correta: B

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.