Tema da Redação do Enem 2015 é a Violência Contra a Mulher

Minutos após o inicio da prova deste segundo (e último) dia do Enem 2015, o INEP (autarquia responsável ela elaboração e realização do Exame), já divulgou qual foi o tema da redação deste ano.

De acordo com Assessoria de Comunicação Social da própria autarquia, o tema escolhido foi a “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Assim sendo, os milhões de candidatos do exame terão que produzir um texto dissertativo-argumentativo destacando vários pontos da problemática, inclusive trazendo soluções e intervenções que visem a diminuição dessa violência de gênero que ainda persiste na sociedade brasileira. O texto não poderá ferir, em momento algum, quaisquer direitos humanos, tendo como consequência a atribuição da nota zero na redação do participante.

Vale ressaltar que além de analisar os argumentos da tese (opinião) defendida por cada estudante, a banca avaliará também a capacidade de cada um deles escrever um texto que esteja de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. De acordo com edital do exame, cada texto será corrigido (de forma totalmente independente) por, pelo menos, dois professores.

Quanto ao tema proposto, na nossa opinião, foi uma belíssima escolha da banca, pois o assunto é atual e de extrema importância para todos os cidadãos.

Continue nos acompanhando que em breve traremos mais detalhes da escolha feita pelo INEP. Inclusive, na próxima quinta-feira, nossa colunista de redação (a professora Camila Dalla Pozza) fará uma análise completa sobre o tema da redação do Enem 2015. Não perca!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.